Assinado decreto que institui a Carteira de Identificação do Autista em Ijuí

O prefeito Valdir Heck e o secretário de Saúde Josias Pinheiro assinaram, na manhã desta quinta-feira, 31, o Decreto Executivo nº 6.849, que institui a Carteira de Identificação do Autista em Ijuí. Estiveram no gabinete, também, a coordenadora de Atenção Básica Andreia Franco, a psicóloga Márcia Baiocchi Amaral e o assessor jurídico Jonatan Lopes Amarante. Fizeram-se presentes, ainda, as representantes da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), presidente Raquel Pinto e integrante Deizi Padilha, bem como autistas e suas famílias.

Na oportunidade, foram entregues as primeiras carteiras a pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Receberam o documento: Emanuel da Cunha Miolo, dois anos e sete meses; Enzo Edgar Fanbinder, oito anos e seis meses; Maria Clara Machado, um ano e oito meses, e Simone dos Reis Klassen, 33 anos.

O documento tem por objetivo a identificação e o atendimento prioritário dos portadores de autismo nos espaços públicos e privados. No verso, informa os contatos dos responsáveis pelo paciente, dados úteis em momentos de crise. Mediante apresentação de laudo médico e documentos de identificação, a carteira deve ser solicitada junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) de referência, que farão o encaminhamento à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).