Atendimento à população na UPA 24h se inicia às 7h de sábado

Inauguração, com a presença de autoridades entre outros convidados acontece na sexta-feira,19 às 16h


Atendimento à população na UPA 24h se inicia às 7h de sábado


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ultima os preparativos para o ato inaugural, na sexta-feira,19, às 16h, e início das atividades a partir das 7h do dia seguinte (sábado,20) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Localizado a Avenida Getúlio Vargas, 563, esquina com a Rua Goiás, no bairro Assis Brasil, o serviço conta com uma área construída de 1.120,34 metros quadrados. “A UPA 24h de Ijuí é dotada de estrutura física moderna para atendimento especializado de média complexidade entre as Unidades de Saúde da atenção primária e a UPA 24H em nível hospitalar, destinado à prestação de atendimentos de urgência e emergência a população ijuiense”, explica o secretário Josias de Abreu Pinheiro.

A UPA de Ijuí funcionará 24h por dia, sete dias por semana, oferecendo estrutura simplificada com raios X, eletrocardiografia, exames laboratoriais e leitos dez leitos para observação, sendo três masculinos, três femininos e três pediátricos, além de um  leito para situações que requeiram isolamento para o paciente. Conta, ainda, com 16 poltronas de hidratação, três consultórios médicos, uma sala para procedimentos de sutura, dois postos de enfermagem e salas para o setor administrativo. E, em termos de recursos humanos contará com uma equipe composta dos seguintes profissionais: dois médicos clínicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, atendentes plantonistas, porteiros, higienizadores, entre outros profissionais.

De acordo com o secretário, o serviço será prestado de acordo com disposições previstas pelo Ministério da Saúde, ou seja, segue um fluxo de prioridades: o usuário dá entrada na unidade e preenche uma ficha de atendimento na recepção, o que gera um prontuário eletrônico, na sequência é encaminhado para a equipe de acolhimento que lhe verificará os sinais e uma escuta inicial, cuja gravidade do quadro apontará, de acordo com o protocolo, o enquadramento na classificação de risco, para aguardar o seu atendimento médico.

Confira a classificação por níveis de prioridade:

Atendimento à população na UPA 24h se inicia às 7h de sábado


Josias Pinheiro lembra, também, que as consultas serão realizadas por médicos clínicos e ou especialistas de plantão de acordo com a ordem de classificação. “Haverá dois médicos, 24h por dia, de forma ininterrupta, para atender toda a demanda do seu plantão”, informa o secretário. Após o término da consulta, os pacientes serão encaminhados, de acordo com a conduta necessária, para cada demanda individual, que poderá ser receita e liberação para casa ou administração de medicação, hidratação, observação, exames de imagens e/ou exames laboratoriais. “Os exames e procedimentos serão realizados pelas equipes de enfermagem e radiologia disponíveis no serviço e por serviços terceirizados como laboratório de análises clínicas, serviços de exames de imagens, fora do período de permanência no RX do PA”, conclui.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.