Atividades não presenciais na rede municipal de ensino terão continuidade no mês de junho

O secretário municipal  de Educação, Eleandro Lizot, reuniu as equipes diretivas das escolas municipais na quinta-feira, 28, em uma videoconferência para avaliar as atividades não presenciais da rede municipal encaminhadas pelo Canal de Comunicação "Tô Ligado na Escola" durante o mês de maio, além de fazer os encaminhamentos para o mês de junho. Também participou da reunião a presidente do Conselho Municipal de Educação, Magali Pizutti e a equipe pedagógica e administrativa da secretaria. Segundo o secretário, pelo esforço e mobilização das equipes diretivas  e os professores, foi possível atingir um percentual bastante expressivo de alunos. Na média, mais de 80% dos alunos acessaram as atividades ou pelo portal ou retirando na escola. O secretario da pasta reforçou ainda o compromisso das equipes entrarem em contato com os alunos que ainda não se envolveram no Estudo Dirigido com atividades não presenciais.

Para o mês de junho a rede municipal vai dar sequência ao Estudo Dirigido com atividades não presenciais, porém com o aprofundamento por áreas do conhecimento integradas no projeto interdisciplinar. Segundo Lizot, as coordenações das escolas terão um papel importante de articular as competências a serem desenvolvidas pelas atividades propostas aos alunos. Os professores no mês de junho vão ser chamados pelas escolas para os momentos de formação continuada, a preparação e a entrega do material aos alunos. A partir de segunda-feira, 01, as escolas estarão abertas diariamente com plantão para atendimento aos pais.

Na reunião, ainda foi encaminhada a instalação de dois comitês internos na escola, o de Gestão e o Pedagógico, formado pela equipe diretiva, professores, funcionários e membro do Conselho Escolar para auxiliar no processo de organização técnicas e pedagógica preparando a volta das atividades escolares. Conforme  o secretário Eleandro, também foi instituído os Comitês Pedagógicos e de Gestão da rede municipal envolvendo representantes da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação e a Referencial da Rede de Proteção a Criança e Adolescente para auxiliarem os comitês das escolas.

A presidente do Conselho de Educação, Magali Pizutti reforçou o trabalho integrado desenvolvido nesse momento que é difícil para a escola,  alunos e professores, mas que é preciso garantir também a legalidade das ações desencadeadas pelas escolas. “Também é de fundamental importância que a escola esteja atenta na busca dos alunos que não deram respostas as atividades não presencial encaminhadas no mês de maio porque todas têm direito a educação”, disse Magali.