Atletas de Passo Fundo e de Ijuí conquistam os primeiros lugares da Rústica Paul da Rosa Mello

A já tradicional Corrida para Um Novo Ano foi realizada na manhã deste domingo e reuniu quase 500 atletas de várias cidades do Rio Grande do Sul

Aconteceu ontem, 22, em Ijuí, a tradicional Corrida Para Um Novo Ano Paul da Rosa Mello. Esta foi a 18ª edição do evento que atrai atletas de várias cidades do Rio Grande do Sul. Neste ano, 450 atletas participaram da prova, com percurso de 13,4 quilômetros. A saída foi da Fonte da Ilha no Distrito do Itaí, percorrendo a RS 342, até a chegada na Praça da República. “Esta corrida é considerada uma das mais difíceis do RS devido a sua altimetria”, atesta o secretário-adjunto Rogério Dürks.

Mas este não é o único diferencial do evento. E, talvez sejam essas características que aumentam o desafio e chamem a atenção dos atletas segundo Dürks. “A nossa prova tem formato olímpico, na medida em que inicia num ponto e chegada em outro. Para isso a logística da prova se torna um desafio para a organização, que realizou um trabalho de excelência, iniciando a prova rigorosamente no horário marcado (8h20)”, pontua o secretário-adjunto. Além disso, há que se falar também na premiação fixada neste ano em mais de R$ 8 mil.

A Prova Paul da Rosa Mello trouxe, também, mais uma oportunidade: a prova de revezamento, com as equipes sendo formadas por quatro atletas. Isso, na avaliação de Dürks, representa a democratização da competição, cujo objetivo é estimular a participação e incentivar  as pessoas a se iniciarem na corrida rústica. “Desde que foi incorporada esta categoria ao evento, percebeu-se o surgimento de equipes de corrida e a inserção de novas pessoas na modalidade”, comemora.

Os destaques da Prova - Na categoria masculina o grande vencedor foi Maicon Douglas da Silva Mancuso, da cidade de Passo Fundo, que finalizou a prova com o tempo de 44mim30seg quebrando o recorde da prova. Já na categoria feminina, Maria Rosana Nunes Ferreira sagrou-se hexacampeã da corrida. Ela venceu a prova com o tempo de 54min15seg. A prova distribuiu R$ 8.800,00 em premiação em dinheiro mais troféus e medalhas. Todos os participantes receberam uma medalha de participação. O prefeito Valdir Heck , juntamente com os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, e de Saúde Josias de Abreu Pinheiro, acompanhara a saída dos atletas no ponto de largada e a chegada dos mesmo à Praça da República.

A 18ª Corrida Para Um Novo Ano Paul da Rosa Mello foi organizada e promovida pelo Clube de Corredores de Ijuí – CCI, que firmou um termo de colaboração com o Município de Ijuí para a realização do evento. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo foi parceira na realização e fiscalização do evento, que contou, ainda, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Coordenadoria de Trânsito, Fonte da Ilha, Medianeira Transportes, Sindicato dos Contabilistas e Sesc.  A 19ª edição da prova já começa a ser planejada e as possíveis datas para o ano que vem serão ou dia 20 ou 27 de dezembro de 2020.

Confira a classificação por categorias e o tempo individual de cada participante:

Classificação do Geral Masculino

1º lugar: Maicon Douglas da Silva Mancuso  Tempo: 44 min 30 seg