Atração internacional se apresenta em Ijuí financiada pela LIC RS

Espetáculo integra a programação de Natal que terá início neste domingo, 15, na Praça da República


Atração internacional se apresenta em Ijuí com financiamento da LIC


Um projeto desenvolvido pelo produtor Cultural, Jacinto José Klein, e que conta com o patrocínio da Bartzen Ambientes Planejados, terá a segunda etapa executada neste domingo, dia 15, na cidade de Ijuí. O projeto que teve contempladas, em sua primeira etapa, as cidades de Feliz e São Sebastião do Caí, visa aproximar artistas e promotores de cultura locais com artistas europeus e argentinos, promovendo o diálogo entre essa diversidade cultural, em eventos previstos para diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Em Ijuí, a segunda etapa do projeto cultural “Europa e da Argentina para o Rio Grande do Sul Integrando Culturas – 1ª Edição”, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC RS), contará com a participação da orquestra alemã Bayernkapelle Göppingen e do GDFA Frohe Junge. A programação acontecerá na Praça da República, a partir das 21h15, com entrada franca.

Conforme explica o produtor cultural Jacinto Klein “é um momento de grande alegria, tendo mais uma etapa do projeto cultural aprovado pela LIC da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, possibilitando levar cultura, entretenimento e muita música, com entrada franca, para várias cidades gaúchas”.

O produtor cultural ainda complementa que, além de uma série de concertos no Rio Grande do Sul, os 12 músicos alemães farão intercâmbio com grupos regionais como o Grupo de Danças Folclóricas Sankt Wendel, de São Vendelino, a Orquestra Bohn’s Musikanten, de Feliz, além de ter na sua agenda previsão de apresentações para os alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Leonardo Fritzen, de São Vendelino, onde serão agraciados, na parte da manhã com danças gaúchas e, ao meio dia, com um almoço.

Atração internacional se apresenta em Ijuí com financiamento da LIC

A Orquestra Bayernkapelle Göppigen - A orquestra alemã que se apresenta em Ijuí neste domingo foi fundada em 1949, na cidade de Göppingen, Alemanha, por Alois Schiller. Como um departamento da associação Bayernvereins Göppingen fez a primeira apresentação em 17 de julho de 1949, em Eislingen, oportunidade em que tinha como maestro Josef Scheirich.

Em 1953 assumiu a maestria o senhor Heinrich Schlosser, sendo procedido, após 12 anos, em 1965, pelo maestro Leo Lampeitl. A partir de 1973, Sepp Jakobi assumiu a maestria. No ano de 1974, comemorou-se os 25 anos de fundação da orquestrada, mesmo ano em que faleceu o fundador, Alois Schiller.

Já no ano de 1984 a orquestra viajou para Flórida para animar a Oktberfsfest local. Em 1986 entra Kurt Frasch para treinar os músicos.

O ano de 1989 foi o grande ano para comemorar os 40 anos de atividades do grupo, na cidade de Göppingen. O prefeito Hans Haller resumiu na ocasião do 40º aniversário no Stadthalle Göppingen: "Ao longo das décadas, Bayerkapelle se tornou parte integrante da vida cultural em nossa cidade".


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.