Audiência pública do PMGirs e Plamsab é amanhã

Proposta de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico serão postas à aprovação da comunidade ijuiense


Audiência pública do PMGirs e Plamsab é amanhã


O Poder Executivo, por meio do Departamento Municipal de Águas e Saneamento (Demasi) espera a comunidade ijuiense para debater as propostas de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGirs) e a de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab). As duas propostas são resultado do trabalho contratado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a coordenação do professor doutor Dieter Wartchow, que mais uma vez coloca seu know-how a favor do desenvolvimento qualitativo de Ijuí.

A audiência pública nesta sexta-feira,17, às 14h, no auditório junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aberta à participação de todos os interessados é uma importante oportunidade para o cidadão ijuiense dar sua colaboração na construção dessas duas propostas que visam qualificar cada vez mais a infraestrutura urbana de Ijuí. “Este encontro representa a finalização do Plamsab e a elaboração do PMGirs que tratam de assuntos relativos à gestão dos resíduos sólidos (lixo), drenagem de águas pluviais, abastecimento de água potável e esgotamento sanitário”, acrescenta a Enio dos Santos, diretor do Demasi.

É importante destacar que Ijuí integra o seleto grupo de municípios brasileiros que estão investindo em esgotamento sanitário. “Estas são obras que interferem com a vida das pessoas, sim, mas interferem de um jeito bom, porque vão aumentar ainda mais a qualidade de vida em Ijuí, pois, vão contribuir para a melhora dos índices de saúde pública”, pontua o prefeito Valdir Heck.

 A afirmação do prefeito vem no sentido de que um ou outro transtorno decorrente da ocasião da obra não é representativo frente aos benefícios que esses investimentos proporcionam à comunidade ijuiense. “Em geral, os gestores não gostam de investir em saneamento, pois são obras que ninguém vê (ficam embaixo da terra). Mas em Ijuí é diferente: trabalhamos pelo desenvolvimento integral do ser humano e isso implica, sim, na realização de investimentos, também, em esgoto sanitário”, conclui.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.