Autoridades prestigiam abertura da 10ªFenii

Cerimônia no Palco das Etnias contou, também, com as apresentações das Orquestras da Associação Novo Tom e da Magistral Banda da AD-3 do Exército de Cruz Alta

Autoridades prestigiam abertura da 10ªFenii

A cerimônia de abertura da 10ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii) na noite desta sexta-feira, 27, reuniu no Palco das Etnias autoridades municipais, estaduais e federais, líderes das instituições realizadoras da feira e as embaixatrizes das etnias, incluindo a Japonesa, cujo centro cultural foi recentemente criado. O ato oficial foi marcado, também, pelas belíssimas apresentações das orquestras da Associação Novo Tom e da AD-3 do Exército de Cruz Alta. Tudo transmitido ao vivo pelo You Tube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos interpretes Luiz Sérgio de Oliveira e Cheila Cristiane de Souza.

Ao se pronunciar o prefeito Valdir Heck destacou os objetivos que o levaram a sugerir a realização da primeira Fenii em 2007 (um ano não foi realizado o evento). “Fruto da observação de que nós tínhamos, nos fundos de quintal, pequenas indústrias, que precisariam de visibilidade, que precisariam ganhar lugar de destaque para serem conhecidas”, pontuou. Valdir Heck destacou ainda que atualmente Ijuí tem cerca de 600 indústrias, algumas das quais começaram pequenas e hoje são reconhecidas no Brasil e atendem também ao mercado externo.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente do evento,  Antonio Carlos Frizzo Tambara, a feira em sua 10ª edição já nasceu vitoriosa. Ele destacou a importância das parcerias da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), da União das Etnias (Ueti), empresas patrocinadoras, apoiadoras e expositores, que permitiram a realização do evento. Ressaltou, ainda, a aprovação do projeto que contemplou a Fenii com recurso do Programa Pró-Cultura RS, por meio da Lei de Incentivo á Cultura do Rio Grande do Sul(LIC).

O secretário-Adjunto da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, André Kryszcun, que esteve representando o governador José Ivo Sartori, parabenizou Ijuí pela realização do evento e informou que o município será contemplado com cerca de R$ 100 mil para o segmento cultural. Também se pronunciaram o deputado estadual Gerson Burmann. Ele destacou a importância desse evento que enaltece o movimento étnico-cultural de Ijuí e fomenta os negócios em Ijuí.

Já o deputado federal Pompeo de Mattos destacou projeto de sua autoria que busca tornar Ijuí Capital Nacional das Etnias e, nesse sentido, disse da possibilidade de trazer para Ijuí uma audiência pública da Câmara Federal. E a senadora Ana Amélia Lemos lembrou que foi em Ijuí que teve origem o projeto para desburocratizar as pesquisas clínicas com novos medicamentos, para pacientes de câncer de pulmão.  “Outra ação importante para o município foi a confirmação do curso de Medicina para a Unijuí”, disse.

Na realização da Fenii, os organizadores contam com o patrocínio das empresas:

Soberana

·  Sponchiado

·  Sebrae

·  Feconsol

·  Associação das Empresas Imobiliárias e Corretores de Imovéis de Ijuí (Aeii)

·  Sicoob

·  Corsan