Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 5 de junho

Faltam 10 dias para o fim da terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 23 de março e já vacinou mais de 43 milhões de pessoas no país, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunizações do município, Salester Ruver, ainda existe a preocupação da baixa procura pela vacinação de crianças, gestantes e pessoas com deficiência. Entre os dados mais alarmantes, apenas 2.236 crianças receberam as doses, de um total de 5.456. Somente 321 gestantes foram vacinadas, de um total de 908. E 139 pessoas com deficiência foram imunizadas, de um total de 2.872.

Da população total estimada pela campanha contra a gripe em Ijuí, apenas 28.161 receberam a vacina, de um total de 41.287 pessoas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Programa de Imunizações da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Pensando em uma forma de aumentar o índice de vacinação, ocorre no próximo sábado, 30, das 8h às 16h, o dia “D”. Segundo Salester, as Unidades Básicas de Saúde (UBS): Luiz Fogliatto, Tancredo Neves, Assis Brasil, Getúlio Vargas, Thomé de Souza e o Posto Central estarão abertas.

A vacina contra gripe não protege contra a Covid-19, mas sim, contra três tipos de vírus influenza, responsáveis por síndromes gripais e respiratórias agudas graves.