• 14/08/2015 17h10 - Atualizado em 17/08/2015 9h38

Casa AMA inaugura oficialmente o novo espaço

Foi realizado na tarde desta sexta-feira, 14, o evento de inauguração do novo espaço da Casa de Auto Mútua Ajuda, Casa AMA. Instalada em Ijuí desde o ano de 2009, o espaço serve para acolhimento ás pessoas portadoras de algum tipo de deficiência mental.

O espaço inaugurado oficialmente nesta sexta-feira está sendo ocupado desde janeiro deste ano, e localiza-se na Rua Floriano Peixoto, 642.

De acordo com a coordenadora municipal da Política de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Ijuí, Solange Maria Schmidt Piovesan, atualmente cerca de 200 pessoas são atendidas mensalmente na casa AMA, que oferece um espaço de formação para a cidadania, através de vivências em grupos, de socialização de experiências e de realização de atividades conjuntas. O Prefeito Fioravante Ballin destacou em sua fala que o município de Ijuí é conhecido pelo protagonismo, ajuda e solidariedade entre as pessoas. Segundo ele, quando as pessoas e instituições se unem é que o resultado acontece. Durante seu pronunciamento ele sugeriu que seja realizada uma audiência pública com entidades e instituições envolvidas com a saúde mental, para que se discuta a criação da Lei Municipal de atenção e cuidados a saúde mental.

Representando a Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Aldair Cossetin parabenizou o espaço da casa. A Primeira-dama por sua vez, também parabenizou o espaço e fez a doação de R$500,00 para iniciar a compra de um climatizador para ser instalado no local.

Já de acordo presidente da Associação de Saúde Mental de Ijuí (Assami), Sirlei Gomes, o espaço proporciona inúmeros benefícios aos usuários, já que a casa AMA realiza de segunda a sábado, no turno da tarde, a acolhida e escuta de pessoas em sofrimento mental bem como de seus familiares. Segundo ela, o diálogo e a oferta de oficinas de arte terapia proporcionam convívio, lazer, descontração e aprendizagens que favorecem a superação e contribuem para a auto-estima dos indivíduos.

Após o pronunciamento das autoridades presentes na inauguração, foi servido um coquetel aos presentes.