Comas realiza Conferência Municipal de Assistência Social na terça-feira

Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas) é o tema norteador dos debates


Comas realiza Conferência Municipal de Assistência Social na terça-feira

Nos próximos dias são ultimados os preparativos com vistas à realização da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ijuí. Realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), com apoio do Poder Executivo por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a programação tem como tema orientador dos debates a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O evento terá lugar no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) a partir das 8h de terça-feira, 11, com participação aberta a interessados.

De acordo com a presidente do Comas, assistente social Cristiane Barasuol, a expectativa é reunir bom público tanto para a palestra sobre o tema central da Conferência, como também nos demais momentos, haja vista a importância das reflexões no processo de construção e fortalecimento das políticas públicas de assistência Social. A palestra da manhã está a cargo de Isolete Magali Georg Bacca.

Já a parte da tarde, segundo a presidente, a programação está reservada às plenárias temáticas, que irão debater os quatro eixos propostos para a Conferência. Eles tratam da proteção social não-contributiva e os princípios da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos.

Já a plenária final será marcada pela elaboração de propostas a serem levadas à conferência Estadual e, também, à Nacional, bem como à escolha dos delegados que terão, justamente, o compromisso de defender as propostas de Ijuí nos respectivos eventos.

Confira a íntegra da programação da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social:

MANHÃ

08h00 - Credenciamento

08h30 – Abertura

09h15 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno

10h00 – Palestra:

Tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas.

Isolete Magali Georg Bacca

Assistente Social, Especialista em intervenção social com famílias, Conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social e Conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

12h 00 – Intervalo para almoço.

TARDE

13h30 - Plenárias Temáticas.

EIXOS :

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas.

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciaise a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

15h30 –Plenária Final

(Elaboração de Propostas e escolha de Delegados)

17h30 – Encerramento – Coffe Break


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.