Comitê de combate ao Aedes aegypti define ações emergenciais

Executivo define ações de combate ao Aedes aegypti

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 2, no gabinete do prefeito, reunião multisetorial referente ao combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante o encontro foi realizada uma avaliação da situação atual no município, bem como encaminhamentos para o Dia D de Combate ao Aedes, que acontece no dia 13.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rinaldo Pezzetta, mesmo após os mutirões de limpeza realizados em 2015, em que foram retirados 60 mil quilos de materiais no município, o índice de infestação se encontra em 2.4% e tende a subir caso não sejam tomadas providências por parte dos moradores.

Na oportunidade o tenente coronel Mergulhão, comandante do 27 GAC, definiu que serão designados 200 militares para orientar e esclarecer a comunidade sobre o foco e a prevenção do Aedes no dia 13.

A secretária de Saúde do Município, Alexandra Lentz, revelou preocupação com casos importados durante o período de Carnaval, quando pessoas viajam para outras cidades.

Alexandra também explanou sobre a importância da orientação sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito. “Devemos fazer o trabalho de prevenção através da notificação em caso de suspeitas”, salienta.

O prefeito em exercício Bira Teixeira definiu que o chamamento será realizado na Praça da República.  Voluntários juntamente com o Exército, vão atuar em 11 setores do município, de acordo com mapeamento dos militares. “O desafio é chegar em todas as casas e alertar os moradores sobre o mosquito”, destaca.

Uma nova reunião com as entidades para definir os próximos passos no combate acontece às 10h, no dia 10 de fevereiro.

Enfrentar o Aedes aegypti pode ser muito fácil. O cidadão deve eliminar materiais como latas, garrafas, plástico, garrafas Pet, potes de flores, pneus, vidros, embalagens descartáveis e potes plásticos, entre outros que possam acumular água.

Executivo define ações de combate ao Aedes aegypti