Comitê de Combate ao aedes aegypti incentiva 10 minutos contra a dengue

Aconteceu na manhã desta terça feira, 22, no gabinete do prefeito Fioravante Ballin, uma reunião em que foi reativado o o Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao aedes aegypti,  para debater a questão da dengue em Ijuí. Na ocasião foi definido que uma das ações do Comitê será incentivar o combate a dengue no município, no sentido de as pessoas usarem apenas dez minutos do sábado para verificar seu pátio e local de trabalho.

Outro encaminhamento dá conta de que as mais de 20 entidades que integram o Comitê farão trabalho de sensibilização sobre as doenças que podem ser causadas pelo mosquito com colaboradores e familiares. "Também iremos incentivar para o dia municipal de limpeza do pátio, aos sábados, durante 10 minutos", frisa o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Rinaldo Pezzetta.

Também foi pauta na reunião, a Lei Municipal  6.311, de 14 de dezembro de 2015. Segundo Pezzetta, a partir de agora quando for localizado um foco positivo o cidadão será notificado, depois terá aplicada a multa de uma unidade fiscal e, a cada reincidência, dobra o valor da multa. "Até agora estávamos evitando a multa mas devido a gravidade da situação, teremos que fazê-lo com as pessoas que insistem em não fazer sua parte", reitera.

Segundo o prefeito Ballin, será intensificada a comunicação com a população de Ijuí, para que as pessoas façam sua parte, e possam ser alertadas da gravidade das doenças que o mosquito transmite.

Durante a ocasião também foram definidos outros encaminhamentos, como manter limpo o pátio das escolas durante o período de férias, a licitação para solicitar a terceirização da limpeza em terrenos público e a realização de mutirões.

A Vigilância Epidemiológica também aproveitou a oportunidade e fez um breve relato das ações de 2015. Foram eliminados e tratados cerca de 60 mil depósitos que poderiam servir de criadouro, realizados mutirões de limpeza, retirada de lixo dos depósitos clandestinos, participação em ações educativas como palestras e eventos da comunidade, parceria com o Pró-Vôlei capacitando os instrutores do projeto para sensibilizar estudantes e familiares, boloqueio nos casos notificados, várias notificações onde foram encontrados focos positivos, laboratório de entomologia no município para análise das larvas em Ijuí, ecoponto com recolhimento de 12 a 15 quilos de pneus por mês, está na fase final da elaboração do plano de contingência.

Pezzetta ressaltou ainda que neste ano já foram registradas 126 notificações, com sete casos confirmados de dengue, sendo cinco importados e dois autóctones. Hoje está em 1,70% o  índice de infestação predial, e as entidades da área estão prevendo que haverá dengue em Ijuí neste verão. "Precisamos fazer nossa parte eliminar essa possibilidade. Estimativas dão conta de que serão 10 mil casos de microcefalia no Brasil. Podemos evitar isso em Ijuí. Depende de cada cidadão", ressalta.

Outro destaque foi para a ação integrada de combate ao aedes aegypti, que vem sendo realizada desde o início do mês pela Prefeitura em parceria com Exército. Na ação, já foram recolhidos cerca de 60 mil quilos de lixo.

Executivo realiza reunião com Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao aedes aegypti __0c3cc08b42ee72f4c07b0ba5bf8e925c1ab057eefd8eb46770d27fa2d51a0e71_r9g8b.jpg" style="line-height: 1.45em; cursor: nw-resize; background-color: initial;" />