Comped divulga 25ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Em Ijuí, cada entidade desenvolverá programação específica com o objetivo de envolver a comunidade nas discussões

Comped divulga 25ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo é abrir debates e convidar a sociedade a refletir sobre o papel de cada um na busca pela igualdade e pela inclusão. “Em Ijuí, por meio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), estamos convidando a todos para participarem desta 25ª Semana, cujo tema será Acessibilidade e Inclusão”, observa a coordenadora técnica Proteção Social Básica do Centro, assistente social Marlise Weschenfelder, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) CSU.

Durante a semana, segundo Marlise, cada uma das entidades desenvolverá  programação específica. Estão integradas a este movimento, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Ijuí (Apae), Centro de Atendimento Integral ao Surdo (Cais), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi) e a Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor).

Comped divulga 25ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Ainda de acordo com Marlise, um dos marcos deste ano será a divulgação do novo símbolo da acessibilidade da Organização das Nações Unidas (ONU). “O símbolo consiste numa figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simbolizando a inclusão de pessoas com todas as habilidades, em todos os lugares”, explica.