Comupa orienta sobre os cuidados indispensáveis para evitar os acidentes durante a safra agrícola

Com a aproximação da safra de soja na região, o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa) orienta os condutores e agricultores para alguns cuidados indispensáveis para evitar os acidentes nessa época em que aumenta o tráfego de caminhões, carretas agrícolas e maquinários nas estradas e rodovias.

A principal orientação é para que todos os usuários das vias redobrem a atenção, afinal, a segurança no trânsito depende de cada um de nós.

Outro ponto importante a ser destacado refere-se à manutenção adequada dos maquinários, com equipamentos sonoros e de sinalização em perfeitas condições, o que favorece a visualização dos outros usuários da via e a prevenção dos acidentes.

Além disso, o Comupa lembra para os cuidados ao manobrar colheitadeiras, pulverizadores e carretas agrícolas próximo às redes de energia elétrica. Sempre é importante manter uma distância segura dos postes e verificar a altura dos cabos antes de movimentar os maquinários.

Os acidentes, apesar de serem involuntários, muitas vezes podem ser evitados ao se ter cuidado e atenção com a segurança. Em alguns casos, os acidentes acontecem com maior incidência no final de um dia cansativo, na pressa da colheita antes da chuva ou quando já está quase concluindo a atividade.

De acordo com estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as atividades agrícolas e a utilização de máquinas agrícolas, estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores, implicando muitas vezes na incapacidade do trabalhador.

Por isso, o Comupa lembra que é necessário atenção, cuidado e paciência, para garantir uma safra tranquila, sem acidentes e transtornos para todos os usuários das vias e trabalhadores rurais.

O Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes tem por objetivo trabalhar ações de informação e conscientização, enfatizando a importância da prevenção dos acidentes, seja ele qual for (acidente de trânsito, de trabalho, de trajeto, construção civil, etc). Além disso, busca integrar as equipes multiprofissional e interinstitucional, visando o fortalecimento da rede e a qualificação dos profissionais para um atendimento humanizado e de qualidade à população que necessita.

Fazem parte do Comupa as seguintes instituições de Ijuí: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 10ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Coordenadoria de Trânsito de Ijui, 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, 12º Comando do Corpo de Bombeiros de Ijui, Hospital de Caridade de Ijui, Hospital UNIMED, 29º Batalhão de Policia Militar e Coordenadoria da Defesa Civil.