Conferência debate “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”

Evento ocorreu de 17 a 20 de agosto, em Brasília

Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, ocorreu de 17 a 20 de agosto, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (CNSMu). Representando a Macrorregião Missioneira do Segmento Gestor, a delegada Márcia Andréa Ullmann, participou do ato também sendo parte da Delegação do Rio Grande do Sul.

O evento contou com 1.800 delegadas de todos os estados brasileiros, destes, 64 integrantes fazem parte da Delegação do RS. Márcia Ullmann, Chefe de Equipe da Coordenadoria de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, destaca que a conferência teve como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Segundo ela, a abertura oficial foi realizada pela coordenadora da conferência, Carmen Lucia Luiz, no qual relatou o processo histórico para a realização do evento, 30 anos após a primeira que ocorreu em 1986. “Com muito orgulho representei a macrorregião. Uma oportunidade ímpar, onde aprendi, me emocionei e voltei mais fortalecida para persistir na defesa de políticas públicas”, afirma Ullmann. As doze propostas do RS foram acolhidas junto ao relatório final e aprovadas em plenária.