Conheça as vencedoras do 7º Festival Nativista Canto de Luz

A música A luz, o tempo e a vida, interpretada por Francisco Oliveira, Raineri Spohr e Miguel Marques, ficou com 1º lugar

Conheça as vencedoras do 7º Festival Nativista Canto de Luz

Após duas noites classificatórias pela Fase Local e Fase Geral, foram selecionadas 16 composições para concorrer à grande final da sétima edição do Festival Nativista Canto de Luz. E, na noite deste sábado,24, aconteceu a grande - e mais uma vez emocionante - final. O público lotou o CTG Clube Farroupilha para prestigiar o evento.

A noite se iniciou com o show de abertura, a cargo das vencedoras da 3ª Lamparina da Canção Gaúcha (confira aqui). Já no encerramento teve a contagiante exibição do músico argentino Antônio Tarragó Ros. O prefeito Valdir Heck fez questão de destacar o empenho da equipe organizadora, chamando todos os integrantes para subirem ao palco e receberem os aplausos do público. "Eles pensam e respiram Canto de Luz", disse. O prefeito também saudou a todos os grupos musicais que se apresentaram no palco do CTG Farroupilha e agradeceu ao público presente, assim como todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboram para a realização desse grande festival que leva o nome de Ijuí a todo o Rio Grande e, também, para o mundo, pelas redes sociais.

Promovido pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pela Associação Cultural Canto de Luz, o festival conta com recursos financeiros  por Leis de Incentivo à Cultura do governo do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e da União, via Ministério da Cultura, do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Soberana, Casa das Linhas e 3 Tentos. Projeto cultural da Impacto Desenvolvimento Cultural.

O júri, que teve a difícil tarefa de escolher as grandes vencedoras do 7º Festival Nativista Canto de Luz, contou com a participação da cantora Emanuelle Soares, formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Paraná; Emerson Leão, cantor e musicista há 23 anos, formado em piano pela Instituição Sinodal de São Leopoldo; Ruth Patz Heinz, pós-graduada em Educação Musical pela Censupeg; Sandro Pinós, acordeonista de Gaita de Botão; e Vania Elise Diel, integrante do Grupo Vocal Querência.

Confira os vencedores 7º Festival Nativista Canto de Luz:

1º Lugar - Troféu Canto de Luz

Música: A luz, o tempo e a vida...

Intérpretes: Francisco Oliveira / Raineri Spohr / Miguel Marques

2º Lugar - Troféu Cultura Gaúcha

Música: Rincão de alma e saudade

Intérprete: Juliano Moreno

3º Lugar - Troféu Etnia Polonesa

Intérpretes: Raúl Quiroga / Americanto

Melhor Interpretação - Troféu Etnia Japonesa

Música: Cristalina

Intérprete: Nicole Carrion