Conselho de Consumidores de Energia orienta consumidor para quitação de dívidas

As festas de final de ano estão chegando e todos querem comemorá-las com tranquilidade

Conselho de Consumidores de Energia orienta consumidor para quitação de dívidasNeste Natal deixe espaço somente para as boas surpresas. A dica é da direção do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Departamento Municipal de Energia de Ijuí que está convidando o consumidor a quitar as dívidas com a distribuidora. “Assim você evita surpresas desagradáveis como a negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito e a conseqüente suspensão do fornecimento de energia elétrica, conforme legislação vigente”, adverte Jandir Gottschefski.

De acordo com o conselheiro, este é um bom momento para se colocar em dia e evitar percalços de última hora. “ O consumidor deve aproveitar o 13º, para regularizar sua situação e ter um final de ano tranquilo, aproveitando apenas para curtir com a família”, afirma.

Esse alerta, segundo Jandir, serve também para àqueles que têm débito automático. “Mesmo que autoriza o débito em conta, deve ficar atendo e verificar com freqüência se esse procedimento está acontecendo com regularidade, pois, pode ocorrer de no dia do vencimento não ter saldo suficiente para cobrir a conta de luz e com isso, o pagamento fica em aberto”, adverte. De acordo com ele, isso não é raro acontecer e, muitas vezes, a pessoa nem percebe, sendo pego de surpresa numa hora imprópria.  “Já houve casos de o consumidor ter seu nome negativado por falta de pagamento por achar que estando com débito automático estava pago”, conclui.