Coordenadores do Programa BB Educar participam de Capacitação

Na ultima semana, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), representada pela coordenadora da educação de jovem e adultos Sonia Sakis, participou do 1º Seminário de Capacitação, uma das etapas da "Formação Continuada de Coordenadores do Programa BB Educar”, na sede da Fundação Banco do Brasil, em Brasília (DF),
A primeira etapa da formação, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio, teve duração de 32hs com a participação de 18 Coordenadores de todas as regiões do país, educadores selecionados pelos parceiros ou convenentes para gerenciar administrativa e pedagogicamente os núcleos de alfabetização.
O objetivo da Formação foi desenvolver competências necessárias à implementação do Programa BB Educar nas dimensões pedagógica e administrativa. Dentre outras atividades, os Coordenadores aprofundaram conhecimentos sobre o Programa e debateram sobre os indicadores do BB Educar como referenciais de gestão.
Os participantes deste Seminário de Capacitação também foram estimulados a acompanhar a aplicação da proposta metodológica do BB Educar e a desenvolver a equipe alfabetizadores, motivando-os à participação, mobilização social e a analisar criticamente a implementação do convênio em seus aspectos administrativos e pedagógicos.
Durante a formação, os coordenadores também participaram da palestra sobre “Normas e Políticas Públicas para a educação de Jovens e Adultos”, com Carlos Jose Pinheiro representando o MEC.
De acordo com coordenadora, Sônia Sakis, a cidade de Ijuí é um dos convênios mais antigos do BB Educar , que participa desde 1997. "Até agora, o BB Educar já alfabetizou 2.562 jovens e adultos no município, nos próximos dias faremos a formatura de 152 alunos de 13 núcleos e a meta para este ano é de 200 alunos em sala de aula”.
No final da Formação os participantes escreveram uma carta aberta ao BB Educar, trazendo reflexões e anseios extraídos a partir dos debates, estudos, palestras e relatos de experiências ocorridos durante o curso.