Coordenadoria de Trânsito faz avaliação positiva das atividades Maio Amarelo

Durante todo o mês foram desenvolvidas diferentes ações que juntas contemplaram milhares de ijuienses

Coordenadoria de Trânsito faz avaliação positiva das atividades Maio Amarelo

A programação Maio Amarelo de 2018 chegou ao seu final, mas foi um mês de intenso trabalho que deverá deixar marcas e provocar mudanças de comportamento, pois cada ação realizada representa várias sementes lançadas e algumas delas sempre frutificam. “O conjunto de atividades visou justamente a sensibilização da comunidade para a construção de uma nova cultura para uma trânsito mais seguro”, pontua a responsável pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, agente Elaine Cabral.

Ao avaliar o mês de programação, Elaine Cabral fez um apanhado das atividades realizadas. No primeiro dia de maio, dentro da programação da Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii) teve o ato de abertura com a distribuição de cartilhas educativas, escolinha de trânsito, utilização do bafômetro de forma educativa e orientações diversas, sobre condutas seguras no trânsito. Em cinco dias de evento, a estimativa do público alcançado pelas ações realizadas pela Coordenadoria Municipal de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal (PRF), gira em torno de 2.000 pessoas.

Já a blitz educativa realizada na Praça da República, no dia 2, integrou vários órgãos que trabalham diretamente com acidentes de trânsito. “O objetivo foi o de alertar para o alto índice de acidente e estimular um comportamento seguro”, frisa Elaine. Nessa ação estiveram envolvidos, além da Coordenadoria de Trânsito e PRF, a Brigada Militar, Polícia Civil, SAMU, e Defesa Civil. O alcance da ação foi considerado satisfatório, de acordo com a agente de Trânsito: foram abordados em torno de 300 condutores e pedestres. “No meio das programações foram realizadas várias entrevistas nos meios de comunicação com o intuito de divulgar as ações”, completa.

Nos dias 9 e 10 de maio foi realizado um trabalho específico para motociclistas, devido ao alto índice de acidentes com motos, sendo que no dia 10, às 14h ocorreu, também, uma blitz na Praça da República. A iniciativa do Sest/Senat contou com a parceria da Coordenadoria de Trânsito e da Defesa Civil do município de Ijuí. Na ocasião houve a abordagem de 200 condutores, em média, e pedestres. No dia 16 ocorreu um trabalho em parceria com o Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa) na Unijuí. O alvo foi o público jovem. “Precisamos mudar comportamentos, pois os nossos jovens são os que mais morrem em acidentes”, adverte Elaine.

A estratégia foi abordagem dos estudantes na chegada dos ônibus. Participaram da ação,  além da Coordenadoria de Trânsito, o Comupa, Comped, PRF, Unijuí e Defesa Civil. De acordo com a responsável pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, foram alcançados mais de 600 condutores e passageiros. Dia 17 de maio foi realizada uma palestra no residencial Colmeia, com apoio da síndica Rúbia da Rosa. O  objetivo foi o de conscientizar sobre os perigos do trânsito local, buscando a redução dos acidentes.

As ações também alcançaram estudantes de escolas municipais. Nos dias 21, 22, e 24 houve panfletagem a comunidade escolar, visando a comportamentos mais seguros de condutores e pedestres. Mais de 500 alunos e pais foram contemplados. Agentes e Trânsito também estiveram na Câmara de Vereadores, nos dias 24, e 29 de maio. “Participamos de eventos a convite do vereador Beto Noronha, divulgando as ações do Maio Amarelo e promovendo conhecimento aos participantes sobre os principais fatores de risco de acidentes de trânsito”, explica Elaine. A programação também permitiu a distribuição de material informativo sobre comportamentos seguros no trânsito.

Já no dia 26  de maio a atividade foi direcionada aos  grupo de Escoteiros Ijuí 300. “Realizamos diversas atividades em prol dos cuidados importantes no caminho da escola, na van, na faixa de pedestre, ao andar de bicicleta, ao ser passageiro de um veículo entre outros”, completa a agente de Trânsito. Segundo Elaine, em torno de 35 crianças, foram contempladas pela ação.
E, ao concluir ela afirma: “foi um mês de importantes ações no município, realizadas a partir do programa Municipal para Humanização do Trânsito. Tivemos a oportunidade de contar com o apoio de vários parceiros, formando uma grande equipe que busca o mesmo objetivo: a redução de acidentes e um trânsito mais seguro”, reiterou.

Elaine aproveita para informar, ainda, que ações canceladas por motivos de força maior serão remarcadas para uma nova data, provavelmente ainda neste mês, quando será desenvolvida a Campanha de Conscientização sobre o perigo do consumo de álcool e condução veicular.