Cras-CSU realiza encontros para marcar o encerramento do ano nos grupos do Paif

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras – CSU) promoveu encontros com todos os grupos de usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) no mês de dezembro, para marcar o encerramento das atividades de 2019.  De acordo com a coordenadora Técnica Proteção Social Básica, assistente social Marlise Weschenfelder, esse encontros, foram na verdade momentos de retrospectiva. “Foram oportunidades para lembrarmos orientações apresentadas e, sobretudo, agradecer às parcerias realizadas para que pudéssemos refletir sobre temas de suma importância para nossa sociedade”, pontua.

Os encontros, segundo Marlise, trataram sobre temas como: Dia da Mulher – Valorização do Trabalho; Cadastro Único e Programa Bolsa Família; Benefícios Eventuais; Gincana dos documentos; Organização Financeira; Organização do Lar; Alcoolismo; Relacionamento Conjugal; O brincar como estímulo à Saúde Mental; Caderno de Receitas Afetivas e as atividades de artesanato. As orientações foram organizadas e apresentadas pela equipe técnica assim como as oficinas de artesanato pelas monitoras do Cras- CSU.

Durante o ano foi possível estabelecer parcerias com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas/SMDS, assunto: Exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes); Conselho Tutelar, assunto: Quando os filhos transgridem a lei; Programa Família Acolhedora /SMDS; Centro de Atenção Psicossocial (Caps  II Colmeia, assunto: Suicídio e Depressão; Secretaria do Meio Ambiente, assunto: Sustentabilidade Ambiental;  e Unijuí, com estagiários do curso de Psicologia na Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Os encontros contaram com a presença da primeira-dama Jussara, do prefeito Valdir Heck e secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde.  “O Paif, juntamente com outros serviços, projetos e benefícios socioassistenciais, materializa as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social junto ao Cras-CSU”, reforça a coordenadora. O Cras-CSU está localizado no bairro Industrial à Rua Carolino Raimundo nº 40.