Dados do Caged apontam elevação da empregabilidade em Ijuí

Considerando a conjuntura nacional e estadual, os números são importantes e devem ser comemorados segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Frizzo Tambara


Dados do Caged apontam elevação da empregabilidade em Ijuí


Que Ijuí está crescendo a olhos vistos ninguém discute! Para todo o lado que se presta atenção pode-se observar novos empreendimentos nos mais diferentes setores. E, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Frizzo Tambara, a divulgação de mais um dado corrobora esse cenário de crescimento e contrapõe posicionamentos de alguns incrédulos. “Temos muito a comemorar sim. O nosso crescimento e palpável, tendo em vista o grande número de empresas que estão optando por investir aqui. E, isso, fez com que tenhamos o aumento da empregabilidade em 3,88% nos últimos 12 meses (dezembro/2018 a novembro de 2019)”, assegurou.

Essa manifestação foi feita em meio a análise dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados  (Caged). De acordo com essa ferramenta, de janeiro a novembro deste ano, Ijuí teve um saldo positivo na relação admissões/demissões. “ Tivemos 719 admissões a mais do que o número de demitidos e só no mês de novembro tivemos 196  vagas novas, isso em função da abertura de empresas como Havan, Americanas entre outras”, pontua Tambara.

Na comparação dos dados, pode-se observar segundo o secretário que o desempenho de Santo Ângelo com saldo positivo de empregos de 397 na relação admissões/demissões e Santa Rosa, com 67.  

Para o secretário,  esse desempenho de Ijuí pode ser atribuído à visibilidade que o município está tendo, principalmente na área de comércio, com  abertura de novas empresas. “Isso está incrementando o nível de emprego e dando visibilidade para Ijuí. Outra coisa que chama muito a atenção é que pessoas da região e até de outros estados estão procurando emprego aqui”, afirmou. Isso, segundo ele, reforça a necessidade de se investir na qualificação da mão de obra para garantir a competitividade do nosso trabalhador.

E, nesse sentido, na sexta-feira houve mais uma reunião, desta vez na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) para discutir a implantação do programa de qualificação de mão de obra e de atendimento. Num primeiro momento, segundo Tambara, haverá uma pesquisa entre empresários, gerentes e consumidores, para diagnosticar a percepção do ijuiense sobre a qualidade do atendimento. “Posteriormente, esse processo de diagnóstico deverá ser aprofundado para apontar outros cenários”, adianta. 


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.