Decreto oficializa Centenário da Colônia Santo Antônio

Assinado pelo prefeito Valdir Heck na manhã desta sexta-feira, documento institui oficialmente a Comissão Organizadora das comemorações

Decreto oficializa Centenário da Colônia Santo Antônio

Um ato realizado na manhã desta sexta-feira,11, no Salão Farroupilha – Prefeitura – serviu para marcar a assinatura do Decreto Municipal 6.381/2018 que oficializa  2019 como o ano do Centenário de Colonização da Colônia Santo Antônio, distrito do município de Ijuí e constitui a Comissão Organizadora das comemorações. Participaram do ato, os membros da comissão, integrantes daquela comunidade, representantes do Poder Legislativo, União das Etnias e Museu Antropológico Diretor Pestana, secretários municipais  e veículos de comunicação, entre outros convidados.

Decreto oficializa Centenário da Colônia Santo Antônio

Pelo decreto, a coordenação geral da comissão fica a cargo de Joaquim Lorenzoni. Ele conta com a parceria da secretária: Claudete Moresco, dos adjuntos:  Roque Dalla Rosa, Jocélia Dalla Rosa, Gerson Dalla Rosa e Irani Paulo Basso, bem como das coordenadorias de apoio: presidente da Comissão da Igreja, presidente do Clube Flamengo, presidente do Clube de Mães e Diretora da Escola Estadual Colmeia do Trabalho.

Valdir Heck destacou a importância do surgimento de iniciativas que tenham o objetivo de fazer um resgate cultural das comunidades ijuienses.  E, destacou o esforço do Executivo em atender demandas de lazer, cultura e entretenimento. Comunicou ainda, outra decisão da Administração Municipal: “nós sonhamos com a ligação asfáltica da RS-342 até a Vila, e nós estabelecemos que seria a primeira  a ser executada, justamente para celebrarmos os cem anos  e deixar uma marca na história do centenário”, disse, ao discorrer sobre outros projetos que, certamente, também irão assinalar essa data.

Decreto oficializa Centenário da Colônia Santo Antônio

Ainda de acordo com o decreto, a Comissão Organizadora do Centenário de Colonização da Colônia Santo Antônio tem autonomia para: planejar e organizar os eventos que marcarão o Centenário; convocar e distribuir tarefas para outras entidades e pessoas da comunidade para desempenhar atividades que julgar necessárias para a efetividade dos eventos programados; angariar recursos eventualmente necessários para despesas de organização e execução de eventos programados;  praticar outros atos necessários à organização e execução de eventos do Centenário.

O prefeito Valdir Heck estipula também, no Decreto, que  através das suas Secretarias Municipais, no que couber,  o Município de Ijuí  participará como apoiador da Comissão Organizadora do Centenário de Colonização da Colônia Santo Antônio.  “As Secretarias Municipais consignarão em seus orçamentos do exercício de 2019 as ações e recursos necessários à viabilização de suas respectivas participações nos eventos programados”, diz o decreto.