Definida programação do Seminário Regional sobre os 11 Anos da Lei Maria da Penha

Evento será realizado em Ijuí, no Salão de Atos da Unijuí, no dia 7 de agosto próximo

Os 11 Anos da Lei Maria da Penha motivam a realização de um Seminário Regional em Ijuí. Segundo a Coordenadora Municipal da Mulher, Noemi Huth, é importante debater avanços e retrocessos verificados ao longo dessa mais de uma década de vigência da lei que deu luz a um problema existente em todo o Brasil e que é sério. “Precisamos fazer essa avaliação, refletirmos conjuntamente sobre o problema da violência contra a mulher, para que possamos seguir em busca de mais avanços”, afirma.

De acordo com Noemi o Seminário vem com uma agenda positiva e nesse sentido quer trazer diferentes públicos para o debate: profissionais da Educação, Coordenadorias e Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres da Região, Saúde, Serviço Social, Psicologia, Direito, Brigada Militar, Bombeiros, Exército, servidores públicos, conselheiros de Direito, vereadores, acadêmicos, clubes de mães e comunidade em geral. “Queremos homens e mulheres debatendo juntos”, pontua. E, foi nesse sentido, que na última reunião do Fórum Permanente da Mulher de Ijuí, as integrantes das várias entidades fecharam a programação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Coordenadoria da Mulher – Prédio da Câmara de Ijuí ou pelo e-mail: coordenadoriadamulher@ijui.rs.gov.br .

O Seminário Regional será realizado no dia 7 de agosto de 2017, no Salão de Atos da Unijuí. Realizado pelo Poder Executivo, por meio da Coordenadoria da Mulher, conta com apoio do conjunto de Secretarias e Órgãos Municipais - incluindo o Gabinete da Primeira-Dama – bem como do Fórum Permanente da Mulher, da Rede de Proteção à Mulher, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Unijuí, Subseção da OAB-Ijuí, 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), entre outros parceiros.

Com início marcado para as 8h, a programação distribuída nos turnos da manhã e tarde, contempla dois painéis: Avanços e Retrocessos da Lei Maria da Penha, numa abordagem da coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, capitã da Brigada Militar, Clarisse Heck, e da promotora de Justiça de Ijuí, Fernanda Broll de Carvalho, tendo como mediadora a professora do Curso de Direito da Unijuí, Ester Maria Dreher Heuser; à tarde, o segundo painel abordará o tema: Homens pelo fim da violência contra a mulher, com a vice-presidente da Comissão da Mulher da OAB, advogada Aline Eggers  e o professor do Curso de Direto da Unijuí, Daniel Rubens Cenci. Este tópico terá a mediação do juiz de Direito Eduardo Giovelli, do Fórum de Ijuí.