Demasi continua investindo forte na redução dos pontos de alagamento

Diversas obras estão em andamento, em fase de conclusão e/ou para ser iniciadas nos próximos dias

Demasi continua investindo forte na redução dos pontos de alagamento

O Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) tem atuado, com vistas à execução das ações previstas no Plano de Governo da atual gestão e, em conformidade com os quatros eixos: saneamento básico, abastecimento de água, resíduos sólidos e esgotamento sanitário. “Nessa perspectiva, temos dado atenção à prevenção de alagamentos, fazendo investimentos significativos”, assegura o diretor-presidente da autarquia, Enio do Santos.

Demasi continua investindo forte na redução dos pontos de alagamento

O resultado dessa filosofia de trabalho tem culminado com a execução de obras importantes como: canalização pluvial nas ruas João Perondi, bairro São Paulo;  na Avenida Coronel Dico, esquina com a Alberto Schmidt até a Rua Albino Brendler, bairro Assis Brasil;  manutenção e reformas  em bocas-de-lobo e desobstrução de canalizações nas ruas Sergipe e Dona Leopoldina com Rua Travessa Amapá, também no bairro Assis Brasil; e, em fase de finalização, os serviços de manutenção e reforma em bocas-de-lobo na Rua Hardi Zimer , bairro Boa Vista. De acordo como Enio dos Santos, o intuito do Poder Executivo, por meio do Demasi, não é outro senão o de investir em obras que melhoram a infraestrutura da cidade. “Temos buscado dar solução a problemas de alagamento que há anos vinham causando transtornos aos moradores desses locais”, frisa.

Demasi continua investindo forte na redução dos pontos de alagamento

O trabalho, de acordo com o presidente do Demais, é permanente. Já nos próximos dias, segundo Enio dos Santos, deverão se iniciar as obras de canalização pluvial canalização pluvial na Rua do Comércio, com Augusto Rolim até a Rua Carlos Guilherme Herig, entre os bairros Morada do Sol e Pindorama, assim como a  reforma da galeria na Elzevir Guimarães, bairro Mundstock. “Já foram assinadas e liberadas as ordem de serviços para as empresas vencedoras destas duas licitações”, pontua.

Enio dos Santos afirma que o Demasi vem fazendo sua parte, mas a construção de uma cidade melhor para todos é resultado da ação conjunta do Poder Público e da sociedade em geral. “Nós temos procurado fazer nossa parte. Às vezes com dificuldades, devido à escassez de recursos. Mas estamos avançando, gradativamente. Agora, o cidadão tem que ter consciência do seu papel nesse sentido, também”, afirma.

Demasi continua investindo forte na redução dos pontos de alagamento

Para o presidente do Demais, muitas pessoas ainda não estão conscientes sobre a importância de dar o destino correto aos resíduos sólidos. “Muitas pessoas ainda deixam lixo a céu aberto, e esses resíduos são levados pela água da chuva para dentro das canalizações e/ou bocas-de-lobo”, adverte. Segundo Enio dos Santos, se a sociedade fizer sua parte, tornam-se mais fáceis os avanços no atendimento às demandas no saneamento básico. “O objetivo de todos nós é o mesmo: melhor qualidade de vida aos cidadãos de Ijuí”, resume.