Desfile Farroupilha atrai público para a Benjamin Constant

O tempo colaborou e o público veio para a Rua Benjamin Constant para prestigiar o Desfile Farroupilha. Autoridades e milhares de pessoas acompanharam a passagem das nove entidades tradicionalistas e dos cavalarianos. O trajeto foi marcado por diversas representações da cultura gaúcha, inclusive distribuição de comidas típicas como o churrasco, carreteiro e feijão tropeiro, música e dança, tudo para simbolizar o amor pelo Rio Grande que cada um carrega no peito.

A programação começou com a Revista no Ford 30, gentilmente cedido e conduzido por Maurício Michaelsen (Pipa), realizada pelo prefeito Valdir Heck, comandante do 29º BPM, major Edilson Della Flora Góes, e presidente da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha (ATQG), Marciano dos Santos. O desfile foi aberto pelas entidades militares – Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Colégio Tiradentes – seguidas de grupos de escoteiros. Posteriormente foi a vez de as entidades tradicionalistas fazerem a sua apresentação, caracterizando os respectivos subtemas, cujo foco foi o Tropeirismo, culminando com a passagem de centenas de cavalarianos, homens e mulheres – Mais de 2.000 participantes, sendo 1.350 no desfile cultural e 712 cavalarianos, segundo informação da ATQG - cujos semblantes revelavam o orgulho de ser gaúcho.

Ao final, marcando o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha, houve o arriamento das bandeiras e, também, a extinção da chama crioula. Coube ao prefeito Valdir Heck, a alocução de encerramento. Ele cumprimentou e agradeceu a presença de todos. “Este foi o maior e melhor desfile dos últimos tempos”, avaliou o prefeito. Valdir Heck destacou a presença do grande número de mulheres e o apoio dos veículos de comunicação. Também saudou, nominalmente, todas as entidades que, junto com o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e apoio das demais Secretarias, contribuíram para a realização de mais uma excepcional programação.

Vale destacar a agilidade na limpeza da rua Benjamin Constant. Logo após a extinção da Chama Crioula e encerramento das comemorações na Praça da República, entraram em cena as equipes de limpeza, sob o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran) e apoio da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan).