Dia de Campo evidencia crescimento na produção de batata-doce e mandioca

Aconteceu nesta terça-feira, 18, o Dia de Campo de Batata-doce e Mandioca, uma promoção da Emater/RS – Ascar, da Embrapa, da Unijuí, por meio do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) e dos cursos de Nutrição e Agronomia, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O encontro, realizado na sede do IRDeR, em Augusto Pestana, proporcionou o aprofundamento do estudo das hortaliças, abrangendo o cultivo, o processamento e a agroindustrialização. A iniciativa teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Prefeitura de Augusto Pestana, Prefeitura de Ijuí, BioFort, Apaju e Arede.

De acordo com a assistente técnica regional Social da Emater/RS - Ascar, Isabel Robaert de Souza, houve crescimento de 82,90% na procura por mudas nos últimos cinco anos. Segundo a extensionista, o evento teve por intuito justamente expor à comunidade a implantação destas variedades, desenvolvida pela Embrapa. “Lembramos aos agricultores que agora é possível obter, diretamente aqui em Ijuí, mudas sem modificação genética, selecionadas e desinfectadas. Recomendamos que a plantação seja feita em novas áreas, mas sem descartar as espécies antigas, o que ajuda a manter a biodiversidade da região”, afirma Isabel.

As quatro estações temáticas destacaram seis espécies: a BRS Amélia e a Beauregard, de polpa amarela; a BRS Cuia e a BRS Rubissol, de polpa branca; e a BRS Viola e a BRS Gaita, indicadas à produção de etanol. Acerca da mandioca, a pesquisa tem avançado no sentido de inserir variedades de polpa amarela na mesa dos gaúchos, a exemplo da BRS 399 e da BRS 396.