Dia de Campo propicia estudos sobre batata-doce e mandioca

• 12/06/2019 16h36 - Atualizado em 13/06/2019 8h59

Acontece na próxima terça-feira, 18, o Dia de Campo de Batata-doce e Mandioca, uma promoção da Emater/RS – Ascar, da Embrapa e da Unijuí, por meio do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) e dos cursos de Nutrição e Agronomia. O encontro, que será realizado na sede do IRDeR, em Augusto Pestana, objetiva o estudo das hortaliças, abrangendo a produção de mudas, cultivo e aproveitamento na alimentação, sistemas de manejo, processamento e agroindustrialização. A iniciativa tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Prefeitura de Augusto Pestana, bem como da Prefeitura de Ijuí.

A recepção aos participantes e a abertura oficial acontecem a partir das 13h. Após, será aberta a visitação às estações. De acordo com a extensionista da Emater, Isabel de Souza, o evento tem por intuito expor o trabalho de implantação de variedades desenvolvido pela Embrapa. “Toda a comunidade está convidada para conhecer as ações que vêm sendo feitas há quatro anos. Lembramos aos agricultores que agora é possível obter mudas aqui em Ijuí, sem modificação genética, selecionadas e desinfectadas. Recomendamos a plantação em novas áreas, mas sem descartar as espécies antigas, o que ajuda a manter a biodiversidade da região”, afirma.

Isabel auxiliará na coordenação de uma das quatro estações disponíveis. Os temas abordados serão: Viveiros de produção de mudas de batata-doce na região Noroeste do Rio Grande do Sul; Aproveitamento de batata-doce e da mandioca na alimentação; Sistemas de cultivo e manejo da batata-doce e da mandioca; e Pós-colheita, processamento e agroindustrialização da mandioca e da batata-doce.

Confira a programação do evento na íntegra:

Dia de Campo propicia estudos sobre batata-doce e mandioca