Edital do Programa Médicos pelo Brasil abrange municípios de perfis 4 a 8

Ijuí, mesmo tendo interesse em participar do programa, não se enquadra nos critérios estabelecidos pelo governo federal, pois está classificado como perfil 2


Edital do Programa Médicos pelo Brasil abrange municípios de perfis 4 a 8


O governo federal abriu edital para o Programa Médicos pelo Brasil com o objetivo de atrair profissionais para as áreas mais carentes do País e, pretende ainda, ampliar a formação de especialistas. Conforme o edital, a contratação federal de médicos, vinculada à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) obedece  classificação técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e  da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) das localidades com difícil provimento e/ou alta vulnerabilidade. “Com os critérios estabelecidos, mesmo tendo interesse em aderir ao Programa não nos é possível, pois estamos automaticamente fora do Edital”, explica o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro.

De acordo com Josias, pela classificação do Ministério da Saúde,  Ijuí está enquadrado entre aqueles  municípios pertencentes ao Perfil 2 do Grupo de Atenção Básica (PAB). “O edital do governo federal é bastante claro: o programa se destina aos municípios de perfis: 4 - Grupo I do PAB;  5 - G 100, 6 - Áreas vulneráveis;  7 - Extrema Pobreza;  e 8 – Saúde Indígena”, esclarece o secretário.

O secretário informa, contudo, que o município quer participar do Programa e sempre se inscreve. Agora mesmo está no Grupo de Municípios organizados pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). “Temos a expectativa de sermos contemplados”, reforça Josias.

Links de interesse:

Perfis dos municípios

Cronograma de eventos médicos

Portaria resultado final


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.