Emater Ijuí comemora 60 anos no Salão Farroupilha

Celebração na final da tarde desta terça-feira reuniu autoridades e convidados

Emater Ijuí comemora 60 anos no Salão Farroupilha

As seis décadas da Emater em Ijuí foram comemoradas no final da tarde desta terça-feira,25, com uma celebração no Salão Farroupilha da Prefeitura Municipal.  O evento, juntamente com outras iniciativas já realizadas e com programações que ainda acontecerão durante este ano, tem o objetivo de marcar a passagem da data e, principalmente, de destacar a importância extensão rural para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Participaram do ato autoridades municipais e convidados que confraternizaram com a equipe responsável pelo trabalho realizado pela Emater em Ijuí. O produtor rural Marcos Magier falou em nome dos pequenos agricultores assistidos pelos serviços prestados pela Emater. “A gente quer agradecera Emater pelo apoio e pelo trabalho desempenhado”, disse, destacando a importância da orientação com vistas à organização das agroindústrias, o que tem somado para o desenvolvimento do setor. A chefe do Escritório, Roseli Corrêa, agradeceu a presença de todos e disse da preocupação da Emater em desenvolver a propriedade para toda a família e de forma sustentável. “O nosso Escritório atende mais de mil famílias anualmente, através de visitas à propriedade, reuniões, dias de campo, palestras, além daquelas atendidas indiretamente por meio da imprensa, programas de rádio, que levam as orientações dos nossos técnicos até as famílias”, disse. Ela citou ainda algumas das diferentes áreas nas quais a Emater atua como pecuária, piscicultura, suinocultura, produção de grãos e de leite, entre tantas outras.

Pela Emater Regional, o gerente Adjunto Vito Cembranel saudou os presentes, especialmente aos agricultores, pela data que assinala também o dia do Colono e do Motorista, e destacou a importância da parceria, como município inicialmente e, depois, estendida a outras entidades. “Essa parceria nós temos ainda hoje com as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Saúde, Desenvolvimento Social e com instituições como ACI e Unijui, entre outras, e é essa parceria que nos dá condições de desenvolver o trabalho em prol do desenvolvimento”, disse. Já presidente da Câmara, Marildo Kronbauer, destacou a importância do apoio da Emater à produção de agroecológicos. “Eu vejo aí uma saída fabulosa para a redução do consumo de agrotóxicos”, disse.

A importância da data para a agricultura ijuiense foi destacada pelo prefeito Valdir Heck, pois em 25 de julho comemora-se o Dia do Colono e do Motorista, o Dia da Imigração Alemã, o Dia Municipal Vinho e o aniversário da Emater. E, ao olhar para o público, o chefe do Executivo foi relacionando a trajetória de muitos dos presentes com a agricultura, com o meio rural, e com o desenvolvimento e a qualificação da vida no campo. “Cada um que aqui está tem uma biografia que sintoniza com esses 60 anos, com as conquistas alcançadas, dando importância ao chegar junto, mostrando como se faz e ajudando a fazer”, disse.  E, ao parabenizar a todos pelo trabalho da Emater, Vadir Heck desejou que a Emater continue por muitos mais anos fazendo a diferença no meio rural e que o governo municipal também procurará fazer sua parte, melhorando cada vez mais a vida do homem do campo. "Nós não nos contentamos em apenas melhorar as estradas, queremos o desenvolvimento rural. Por isso nós sonhamos alto e queremos levar asfalto para o meio rural", projetou o chefe do Executivo.

O escritório da Emater/RS-Ascar de Ijuí foi o 9º a ser inaugurado no Rio Grande do Sul, no dia 25 de julho de 1957. A cerimônia de inauguração reuniu lideranças políticas incluindo o prefeito da época, Lothar Friedrich. Os primeiros extensionistas foram o engenheiro agrônomo, Edmundo Schmitz, e a agente em Economia Doméstica, Sueli Widerspahn. "Esta assistência que a Ascar se propõe a dar não visa apenas melhoramentos técnicos no setor agrícola e pecuário, tais como adubação, conservação do solo, alimentação dos animais, etc.", disseram em nota os extensionistas. Já naquela época eles demonstravam preocupação com o bem-estar da família rural. De pouco adiantaria, segundo eles, aumentar a produção, sem isso não trouxe também melhora para a vida do colono, esse que trabalha de sol a sol, cuja produção serve para alimentar e desenvolver as comunidades.

Desde então, o vínculo com os agricultores tem se renovado em cada década. Uma experiência nesse sentido é o Projeto Vida Rural. Por meio do Projeto, a Administração Municipal de Ijuí, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-Ascar prestam assistência para 400 famílias, de 20 comunidades rurais.  Atualmente, fazem parte da equipe municipal da Emater/RS-Ascar os extensionistas Alaídes Ulmann, Roseli Noronha Corrêa, Douglas Iske, Edevin Bernich e João Vítor Buratti.