Encontro de Bases Samu Certificação 2019 reúne equipes de 20 municípios em Ijuí

Aberto na manhã de hoje, na Casa do Produtor no Parque de Exposições Wanderley Burmann encontro segue até amanhã com diversas atividades

Encontro de Bases Samu Certificação 2019 reúne equipes de 20 municípios em Ijuí

O prefeito Valdir Heck, o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, o coordenador do Serviço Municipal de Urgência e Emergência, enfermeiro Edegar Moi, e a coordenadora do Curso de Enfermagem da Unijuí, professora Marinez Koller Pettenon, participaram na manhã de hoje da cerimônia de abertura do 3º Encontro de Bases Samu- Certificação 2019. O evento, que tem lugar na Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann, reúne equipes de 20 municípios. O evento culminará com a Certificação 200 horas/2019, que marca a conclusão da capacitação iniciada em 2018.

Para o prefeito Valdir Heck, as profissões ligadas à área da saúde impõem permanente desafio. “Não é tarefa fácil lidar com a vida dos outros. Cada um com suas avaliações, suas inquietações e suas compreensões, que muitas vezes se contrapõem àquilo que profissionalmente deve ser feito e para o que foram preparados”, afirmou Valdir Heck. A importância do trabalho desenvolvido pelas equipes que atuam no Serviço de Urgência e Emergência, assim como a necessidade da permanente formação, para garantir a melhora contínua do atendimento, também, foi destacada pelo secretário Josias Pinheiro. “Capacitar os profissionais da rede de saúde pública, sejam eles da rede de Urgência e Emergência ou na de Atenção Básica precisa ser uma atividade constante, para que possamos cada vez mais avançar e estar em sintonia com as modificações que acontecem, a partir das novas técnicas que surgem cotidianamente”, avaliou.

Essas capacitações são pré-requisito para os profissionais atuarem nas unidades de Serviço de Atendimento Móvel no Estado do Rio Grande do Sul e, o município de Ijuí, segundo o coordenador Edegar Moi, é o primeiro município da região, a concluir a capacitação200h. Em encontros semanais, as equipes tiveram a oportunidade de participar de oficinas teóricas e práticas de atendimento ao trauma e atendimento clínico pré-hospitalar. “O nosso objetivo é fazer com que o nosso serviço cada vez mais tenha representatividade, respeito, e que possam, sim, salvar vidas e fazer com que todos nós estejamos inseridos no processo de cuidado”, pontuou.

A representante da Unijuí destacou a importância desses encontros e, parabenizou o município de Ijuí pela iniciativa. “Parabenizo ao Poder Executivo por abrir este espaço e a Secretaria de Saúde que é parceria dessa rede de urgência e emergência e quão importante é o trabalho de vocês (equipes presentes ao evento) que estão na linha de frente no salvamento das vidas nas diferentes tarefas do cotidiano de vocês que está sempre ligado com tragédia, catástrofes, sofrimentos, perdas de vidas. Que bom que esse grupo consegue fazer capacitações”, ressaltou Marinez Pettenon.