Encontro reúne representantes dos 20 grupos do projeto Vida Rural

Entre os objetivos, o planejamento das atividades a serem desenvolvidas em 2019 e repasse de informações de interesse das participantes

Encontro reúne representantes dos 20 grupos do projeto Vida Rural

Coordenadoras dos grupos de Convivência de Senhoras e Jovens do Projeto Vida Rural participaram na quinta-feira,28 de fevereiro, de uma importante reunião organizada Emater/Ascar, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais para tratar sobre a programação a ser desenvolvida durante este ano. “Ficamos muito felizes com a participação: coordenadoras e representantes de mais de 20 grupos estiveram na reunião realizada no Sindicato Rural”, pontua a chefe do Escritório Municipal da Emater, Roseli Corrêa.

De acordo com ela, além do planejamento para 2019, a reunião serviu, também, para o repasse de informações de interesse dos grupos, e para que os presentes participassem de atividades de oficinas coletivas. “Após a mensagem inicial  ocorreu uma palestra sobre o Programa Família Acolhedora, oportunidade na qual a coordenadora do Programa, prestou esclarecimentos sobre os objetivos, metas e funcionamento dessa importante política social”, explica a chefe do Escritório da Emater.

Já o servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Jaime Porazzi, fez uma explanação sobre o Programa Mais Verde  Mais Vida, pelo qual o Poder Executivo de Ijuí quer incentivar o cultivo de noz-pecã e erva mate; a coordenadora da Defesa Civil, Sandra Martins, orientou sobre como fazer registro em caso de catástrofes ou sinistros; e o Sindicato Rural fez esclarecimentos sobre o Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física (Caepf). “As coordenadoras são multiplicadoras dessas informações, fazendo com que esse conhecimento chegue até o campo”, lembra Roseli.

Quanto à programação do Projeto Vida Rural, foi definida a organização de atividades envolvendo todas as integrantes dos grupos, assim como a realização de encontros  regionalizados que irão ocorrer ao longo do ano.  “Cada coordenadora levou para o seu grupo todas o cronograma de reuniões, oficinas e encontros programados para 2019, o que favorecerá a organização familiar, para que todas possam participar das reuniões mensais”, reforça a chefe do Escritório da Emater.

De acordo com Roseli Corrêa, é importante salientar que os grupos têm participação aberta à comunidade. “Quem tem interesse em participar, pode procurar a coordenadora do grupo de sua comunidade ou ligar para a Emater para obter mais informações”, completa.