EPICOVID-19: pesquisadores realizam novas visitas em Ijuí


Equipes de pesquisadores realizam novas visitas em Ijuí

A partir desta sexta-feira, 22, estendendo ao fim de semana, as equipes de pesquisadores voluntários novamente vão realizar visitas nas residências dos ijuienses. O estudo EPICOVID-19 é encomendado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com coordenação da Unijuí aqui no município.

A pesquisa ocorre em quatro etapas, no caso este fim de semana será a última, e tem o objetivo de entrevistar 18 mil pessoas em todo o Estado. O estudo conta com financiamento do Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.

Antes de ir a campo, todos os pesquisadores realizam o teste rápido e só participam se derem negativo. Os voluntários circulam pela cidade e, de forma aleatória, por sorteio, visitam residências, seguindo os critérios de acordo com o Censo e informações do IBGE.

Ao chegar às casas, o profissional, com identificação e vestido com equipamentos de segurança (jaleco, luvas, máscara e uma proteção de acrílico, mais uma caixa térmica e outra com material descartável) solicita permissão para aplicar a pesquisa.

Com a autorização, é aplicado o teste rápido e um questionário de saúde. Apenas uma pessoa é escolhida, também por forma de sorteio, para se submeter ao teste. O resultado sai em alguns minutos e é informado diretamente para a UFPel e Governo do RS, que serão os responsáveis por gerenciar e divulgar os dados.

Após a conclusão de todos os procedimentos, o profissional se despede e, antes de ir até a próxima residência, higieniza todo o equipamento e descarta luvas e jaleco, para, na próxima casa, colocar novos equipamentos. O descarte do material de pesquisa utilizado é realizado seguindo as normas de segurança.

Em caso de dúvida, a comunidade pode entrar em contato com os órgãos de segurança do município para verificar a abordagem dos pesquisadores, pelo número 3332-0150, que a Brigada Militar realiza esta verificação. Outros dois telefones foram disponibilizados: (55) 991826453 e (53) 984090884.

E SE DER POSITIVO, O QUE FAZER?

Se der positivo o teste rápido, todas as demais pessoas da residência são testadas e recebem informações sobre como proceder a partir deste ponto. Além disso, a equipe de vigilância do RS e de Ijuí é avisada para acompanhamento e monitoramento dos casos, bem como a coordenação da pesquisa, para fins estatísticos. 


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.