Evento alusivo aos dez anos da Casa Ama marca 6º Congresso Internacional de Saúde da Unijuí

O prefeito Valdir Heck, o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Colmeia II) e a presidente em exercício do Conselho Municipal de Saúde, Luciane Antes, participaram na manhã de hoje do ato de abertura do evento alusivo aos dez anos da Casa Ama de Ijuí. O evento integrou a programação oficial do 6º Congresso Internacional de Saúde da Unijuí que está acontecendo desde quinta-feira e conta com a participação do psiquiatra italiano, Renzo de Stefani, e do UFE, Maurizio Capitani, possibilitando o fortalecimento do intercâmbio já existente com profissionais e usuários da área da saúde mental daquele país.

Para a coordenadora do Caps, assistente social Daiana Quadros, a palavra de hoje não poderia ser outra senão agradecimento. “A história da saúde mental de Ijuí acompanha a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e trabalhamos com saúde mental aqui desde 1967. Lutamos pela saúde mental e, por isso, hoje a palavra hoje é agradecimento ao doutor Renzo, pela experiência italiana, e ao Maurizio, pelo lugar que ele ocupa, pois, conseguimos trazer também nossos usuários para o debate. E, isso é histórico”, afirmou, destacando a importância dessa metodologia de trabalho que é o fazer junto.

Já o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, destacou a importância da data que marca uma década de funcionamento efetivo da Casa Ama. “Procuramos desde que chegamos à frente da Secretaria de Saúde fortalecer as parcerias, para com isso igualmente fortalecer e qualificar cada vez mais a rede de saúde mental. Precisamos ter esse apoio da sociedade por meio das diferentes entidades, pois somente o Poder Público não alcança todas as suas metas”, pontuou.

Por fim, ao saudar os presentes, o prefeito Valdir Heck lembrou que gerar inclusão social significa cuidar da vida, cuidar das pessoas. “Aos poucos nós evoluímos e hoje temos uma evolução no tratamento em saúde mental. Foi uma caminhada penosa. Muitas vidas pereceram. Mas em Ijuí temos um trabalho bastante produtivo e eficaz de inclusão social, sim, cuidando das pessoas, com o apoio de pessoas que se envolvem de forma voluntária. Vejo que estamos avançando”, reiterou.