Evento na Praça da República chama a atenção para a importância do cuidado com a água

Iniciativa foi alusiva a data comemorada mundialmente no dia 22 de março

Evento na Praça da República chama a atenção para a importância de cuidar da água

Uma Dinâmica Participativa alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi realizada na tarde de hoje na Praça da República. O evento, de iniciativa do Poder Executivo, por meio do Departamento Municipal de Águas e Saneamento (Demasi) e da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), Unijuí e Acordare, empresa responsável pelo projeto socioeducativo realizado pela autarquia estadual em Ijuí, chamou a atenção das pessoas que circularam pela local.

Teve exposição de materiais poluentes, exposição de fotos e vídeos, oficinas sobre a qualidade da água de poços subterrâneos, com a participação da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e recolhimento de óleo de cozinha. De acordo com o titular da Coordenadoria Socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Burmann, a iniciativa visou a sensibilização da comunidade sobre a importância da destinação adequada aos diferentes tipos de resíduos. “Todo o resíduos que não é bem encaminhado, que não é separado corretamente, acaba alcançando os rios, córregos, vertentes e banhados, e isso acaba prejudicando o futuro das nossas comunidades”, afirmou.

Já o representante do Lar Bom Abrigo, Junior Carvalho destacou a importância da correta destinação do óleo de cozinha. “Temos um projeto bem bacana, em parceria com uma empresa de Torres, pelo qual recolhemos o óleo usado (saturado, sobra) evitando com isso que esses resíduos cheguem ao meio ambiente e, via de consequência comprometendo o futuro de todos nós”, disse. Assim, segundo Júnior, o óleo de cozinha que não tem mais utilidade para o cidadão, é muito útil para o Lar Bom Abrigo, que o transforma em sabão líquido e em barra, utilizado pela própria entidade e, a parte restante, então, é enviada para a empresa parceira, resultando em lucro para o Lar.