Eventos do NCCCI têm participação destacada na ExpoIjuí/Fenadi2018

Com o sucesso alcançado, a entidade já começa a trabalhar no projeto para a edição do próximo ano


Eventos do NCCCI têm participação destacada na ExpoIjuí/Fenadi2018


Eventos do NCCCI têm participação destacada na ExpoIjuí/Fenadi2018

Todos os integrantes e colaboradores do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí (NCCCI) estão de parabéns. A afirmação foi feita pelo presidente da entidade, Jaime Ghisleni, ao avaliar os eventos realizados no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann durante a ExpoIjuí/Fenadi deste ano. “Nas atividades do Núcleo tivemos a inscrição de 342 animais da Raça Crioula e a participação de 63 cidades de 6 estados”, comemora Ghisleni.

A programação do NCCCI se iniciou na terça-feira,9, com o julgamento da 30ª Revisão Coletiva e a participação de 20 criadores inscritos (o máximo que a raça permite) e supervisão do técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Jorge Aginelo do Nascimento e da 32ª Concentração de Machos para a Marca, com a participação de seis garanhões, sendo quatro marcados e 2 aprazados, também com a supervisão técnica da  ABCCC, a cargo de Cristina Freitas Bandeira de Mello.

Após, às 21h, houve a transmissão pelo Canal Rural, diretamente do Pavilhão de Remates, do 3º leilão Marca Onze & Amigo, com oito cabanhas sócias do Núcleo e convidadas, sendo as vencedoras, alcançando a comercialização total de R$ 342 mil, sendo R$ 13.680,00 a média por animal, de um total de 25 lotes vendidos.

O evento, de acordo com Ghisleni,  os compradores são de Ijuí e outros municípios gaúchos como Porto Alegre, Santiago, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Cruz Alta, Panambi, Cachoeira do Sul, Gravataí, Ciríaco, e de outros estados como Videira e Rio Negrinho, de Santa Catarina, Pato Branco, Paraná, e Brasil Novo, do Pará.

Já na quinta-feira,11, foi realizada a 18ª Exposição Morfológica com a participação de 27 animais não marcados( idade de até 24 meses) e 32 animais marcados (com mais de 24 meses). Foi jurado, representando a ABCCC, Marlus Arruda Silva, que julgou e premiou como Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça, o  Box 45 Tenência dos Três Pinhais do criador e expositor Vilson Aozane Bilibio, da Cabanha Três Pinhais de Ijuí-RS e o Grande Campeão, Box 36 Farrapo II do Barrozo do criador Marcos Gomes Antunes, expositor Adolpho J C de Carvalho, Esposa e Filhas da Fazenda Gravatá de Candeias, Campos do Jordão/São Paulo.

Os eventos continuaram na sexta-feira,12, quando se iniciou a 13ª Credenciadora Mista ao Freio de Ouro. Oito fêmeas e treze machos estavam inscritos. Atuaram no julgamento os jurados da ABCCC, Marcos Stumpf, César Augusto Zollinger e Thiago Orlando, sob a supervisão do técnico Jorge Aginelo do Nascimento. As provas dessa competição se encerraram no domingo, 14, com a classificação de quatro macho. O 1º lugar ficou com Assuero de propriedade do Rancho Aruanã, ginete César Augusto Shell Freire;  2º lugar para Guanabara Nunca Más, ginete Daniel Waihrich Marim Teixeira, 3º lugar, com Infinito da Camila, ginete Márcio Maciel, e4º lugar Pampeiro dos três Pinhais, ginete  Iuri Pescador Barbosa. Também foram classificadas quatro fêmeas: 1º lugar, Hermosa da Tamareira, ginete César Augusto Shell Freire, 2ºr Malícia 608 da Reconquista, ginete Daniel Waihrich Marim Teixeira, 3º lugar, Noitada da Estância Guarda Velha, ginete Daniel Waihrich Marim Teixeira; e 4º lugar, Sendero Hija Bela, ginete Eduardo Webber de Quadros.

Já No 7º Freio Proprietário, o 1º lugar foi para LRZ Flor de Liz, ginete Rodrigo Zigowski. Como Ginete Destaque nos machos, foi para César Augusto Shell Freire e nas fêmeas, Daniel Waihrich Marim Teixeira.  Ghisleni destaca a participação de representantes de cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo como expositores e criadores.

A programação do Núcleo foi concluída à tarde com o 15º Crioulaço. Vinte de sete duplas inscritas e a classificação de nove duplas: 1º lugar Vinícius Pereira e Vanderson Rodrigues, 2º lugar João Lucas Casarini e Thiago de Lima, 3º Rafael Wink e Giorge Soto nu nó no laço criador houve a participação de 7 inscritos classificando C4 ficando em primeiro lugar Victor marquezan segundo lugar Victor Sidney de Oliveira e terceiro lugar Marcos Lederman sorte e no primeiro crioulos de ouro com participação de 100 animais ficou em primeiro lugar força A, Sergio Lima, força B Bernardo Bione Maurício de Lima e Diego Cavinato e forças e Vanderson Rodrigues Diego de Moura e Júnior Fontoura


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.