Executivo adota medidas emergenciais contra a dengue

Ações conjuntas começam a ser feitas a partir desta quinta-feira, 19, devido ao alto índice de infestação predial.

Executivo adota medidas emergenciais contra a dengue

O prefeito Fioravante Ballin, nesta quarta-feira, 18, realizou no seu gabinete uma reunião em que foram debatidas medidas emergenciais para o combate ao mosquito da dengue no município.

De acordo com  o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rinaldo Pezetta, a partir desta quinta-feira, 19, será iniciada uma varredura e a aplicação de inseticida nas regiões da cidade em que há notificação de existência do mosquito transmissor da dengue. Hoje, Ijuí registra índice de infestação predial de 4,48%, número superior quando aconteceu surto de dengue em 2010/2011 em Ijuí.

O Executivo vai atuar com um plano de ação integrada das secretarias, que consiste num trabalho intensivo. Em pontos críticos /áreas de risco, o trabalho será desempenhado por agentes epidemiológicos e fiscais ambientais, sendo que no restante da cidade as visitas serão realizadas por agentes comunitários de saúde.

Assim, foi também definido que a ação será feita em parceria entre as Secretarias Municipal de Meio Ambiente (SMMA), de Desenvolvimento Urbano e Trânsito (Smodutran) o Departamento de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi), responsável pelo recolhimento de resíduos de grande volume. Já resíduos como ferro e outros metais serão recolhidos com o apoio das associações de catadores.

A Vigilância Ambiental ressalta que a denúncia e notificação de áreas de risco para criadouros dos mosquitos devem ser feitas por meio do telefone 3333-5976.

Na reunião estavam presentes o secretário de Governo, Nelson Copetti; o diretor-presidente do Demasi, Dante Trindade; o secretário de Planejamento, Suimar Bressan; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Ubiratan Erthal; o médico veterinário Ortiz Schroer Júnior; a secretária adjunta de Meio Ambiente, Rosemari Oliveira; e representantes das equipes técnicas envolvidas.