Executivo e Legislativo concedem títulos de Cidadão Ijuiense

Cinco pessoas foram agraciadas com o título de Cidadão Ijuiense, tradicionalmente concedido pelos poderes Executivo e Legislativo, em sessão solene durante a ExpoIjuí Fenadi. Este ano, os homenageados foram, pela Prefeitura: Elza Maria Fonseca Falkembach e Carlos Rocha Thomaz, e pela Câmara: Loide Hildebrandt Gaspary, Dinarte Belato e José Gabriel Teixeira.

Cidadãos Ijuienses - Durante a solenidade, o comandante do 27º GAC, tenente-coronel Rocha disse que recebeu "a segunda certidão de nascimento". Ijuí, além de terra das culturas diversificadas e da colmeia do trabalho, para ele tem uma denominação especial "Ijuí terra da felicidade".
Rocha assumiu o comando do 27º GAC em janeiro de 2011. Este é o terceiro ciclo na cidade pois é a terceira vez que está passando pelo quartel e "sempre sonhei em comandar esse quartel".  Se engajou em atividades como: Dia D de combate à Dengue; Campanha do agasalho, do quilo e do lixo tecnológico; apoios a rústicas e competições de orientação; entrega do chá da primeria-dama; na atividade do viva a vida livre das drogas na praça; dia do Desafio; faz parte do Gabinete de Gestão Integrada, entre outros.
O comandante nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, é casado com a ijuiense Márcia Dalla Giacomasa Rocha Thomaz com quem tem três filhos, e incorporou ao Exército em 1985.
Elza Maria Fonseca Falkembach, natural de Três Corações, Minas Gerais, citou alguns pontos da vivência em Ijuí. Os filhos cresceram sem limites físicos de cerca, com a presença no pátio de diversas crianças. Ijuí, possibilidade de fazer novos amigos, "aqui nossa família foi ampliada". Além da oportunidade de trabalho.
Elza é professora do Departamento de Pedagogia e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. É graduada em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Sociologia Rural pela UFRGS, e doutora em Ciências Humanas pela UFSC, autoria do livro, sob o título “Socialização e Individuação - MST, uma estilística de resistência”.  Casada com Jorge Falkembach, também agraciado com o título de cidadão ijuiense, com quem tem dois filhos.