Executivo firma parceria para passeio de trem entre Ijuí e Santo Ângelo

Projeto Trem das Missões um reponte pelas etnias tem, exatamente, o objetivo de fomentar o turismo local e regional

Executivo firma parceria para passeio de trem entre Ijuí e Santo Ângelo

Mais uma boa notícia para Ijuí e região. O município, juntamente com Catuípe e Santo Ângelo, anuncia uma parceria para a realização de passeios turísticos de trem ainda neste ano, por meio do Projeto Trem das Missões um reponte pelas etnias. A informação é do secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Sérgio Correa, que participou de reunião em Santo Ângelo, na sede do Ministério Público Federal, na última segunda-feira, 27.

O encontro contou também com as presenças do vice-prefeito de Catuípe, Gladimir Militz Wey, do vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, do vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, do diretor de Projetos Específicos da instituição, Cláudio Hoppe, e demais representantes de entidades diretamente envolvidas no processo. A atração foi confirmada  para os dias 20, 21 e 22 e, ainda, para os dias 28 e 29 de setembro de 2019.

De acordo com o secretário Sérgio, as tratativas para o oferecimento dos passeios iniciaram em 2014. "Com a revitalização do espaço férreo, começou a tomar forma a Estação de Cultura e Lazer. Em 2018, a estrutura chamou a atenção da ABPF quando da passagem da Maria Fumaça por Ijuí no período natalino", pontua. Segundo o secretário, as atividades previstas possuem a autorização da Rumo Logística e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A ABPF fornecerá a Maria Fumaça, que virá de Rio Negrinhos, Santa Catarina. A locomotiva, que data de 1950, tem 11 vagões da década de 30, com capacidade para acomodar em torno de 500 passageiros. Durante o passeio, serão oferecidos aos usuários serviços de gastronomia, venda de souvenirs e atrações culturais (música e teatro). O retorno deverá ser realizado de ônibus, cujo valor estará incluso no bilhete. Os ingressos serão comercializados antecipadamente, em data a ser divulgada.