Executivo ijuiense participa de encontro sobre conflitos urbanos beira trilhos

O prefeito Valdir Heck, o secretário de Habitação, Ramsés Lemos, e o assessor jurídico do Município, Telmo Alves, cumpriram agenda em Porto Alegre nesta quarta-feira, 2. Pela manhã, os integrantes do Executivo estiveram na sede da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), participando de reunião para a realização de apontamentos sobre ferrovias nas áreas urbanas do Rio Grande do Sul.

No encontro, o secretário Ramsés Lemos explanou sobre o impacto da Regularização Fundiária Rural e Urbana (Reurb) sob as margens da viação férrea em Ijuí. “Informamos que, com o forte apoio do prefeito Valdir Heck, já estamos com processos em andamento para que possamos auxiliar na solução dos problemas dos moradores”, relata.

De acordo com o titular, a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) já possui levantamento topográfico e demográfico, desenvolvido em parceria com a Associação de Moradores local. “Já solicitamos à Rumo, ao Dnit e ao Ministério do Planejamento a indicação das áreas de risco e cooperação técnica para a continuidade das ações, levando em conta que trata-se de áreas de domínio”, pontua Ramsés Lemos.

Depois do compromisso na Famurs, o prefeito, o secretário e o assessor jurídico participaram de reunião com técnicos da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan). Na oportunidade, foi debatido o ressarcimento de danos causados à pavimentação asfáltica de Ijuí em virtude de investimentos feitos em saneamento básico.