Executivo intensifica trabalho de combate a dengue

Índice de Infestação Predial, baixou de 5,7% para 2,7%, porém a situação é de risco com o índice superior a 1%. Situação de alerta continua uma vez que há circulação viral na região.

Executivo intensifica trabalho de combate a dengue

Com a finalidade de debater as ações e continuar o trabalho de sensibilização da comunidade quanto os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 30, uma reunião entre o prefeito Fioravante Ballin, a secretária de Saúde, Alexandra Lentz; o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rinaldo Pezetta; o médico veterinário Ortiz Schroer Júnior e o médico veterinário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Adriano Lorenzoni.

Para evitar que sejam registrados casos da doença no município, o chefe do Executivo reforça o pedido de que com a chegada do feriado de Páscoa, a comunidade revise o pátio de sua casa, retire o lixo que eventualmente possa se tornar um criadouro do mosquito “uma simples tampa de garrafa ou papel de bala são um potencial criadouro. É importante a comunidade de sensibilizar, pois a dengue é uma realidade no País e na região, e o índice de infestação em Ijuí está alto”, acrescenta Ballin.

Visando intensificar as ações de combate aos focos de dengue, as equipes da força-tarefa irão a campo nesta terça-feira, 31 de março. De acordo com coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rinaldo Pezetta, o Índice de Infestação Predial, que em janeiro estava em 5,7%, baixou para 2,7%, porém, ainda está três vezes acima do índice considerado seguro: 1%. “Graças ao trabalho dos agentes, servidores envolvidos e sensibilização da comunidade o índice baixou, mas ainda é considerado de risco, pois o vírus esta circulando na região”.

As vistorias das equipes que estão em campo prosseguem e locais que já foram notificados em visitas anteriores poderão receber multa. A Vigilância Ambiental ressalta que as denúncias de áreas de risco para criadouros dos mosquitos ainda podem ser feitas por meio do telefone (55) 3333-5976.

Este ano, em Ijuí foram notificados 53 casos de suspeita de dengue, destes, 43 foram descartados e os outros dez aguardam resultados dos exames. Caso sinta os sintomas da dengue, o cidadão deve procurar a unidade de saúde do seu bairro.