Executivo pede soluções sobre referência em Urgência e Emergência à 17ª CRS

Encontro no Gabinete do Prefeito na tarde de ontem contou também com a participação de representante do Comus

Executivo pede soluções sobre referência em Urgência e Emergência à 17ª CRS

A definição clara sobre quem responde como porta de entrada na situação de urgência e emergência e, sobretudo, a indicação da instituição que dará suporte no caso de o Hospital de Caridade de Ijuí não poder atender, assim como também na área de assistência especializada, cuja regulação está afeta ao governo do Estado, foram encaminhamentos solicitados pelo município de Ijuí  ao  coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS, Gerson Herbstrith Prudêncio. “Estamos tendo dificuldade de suporte para os atendimentos. Às vezes temos o paciente por várias horas na UPA e não temos para onde encaminhá-lo, porque o HCI está fechado e não temos outro local como referência”, pontua o secretário Josias Pinheiro.

A reunião realizada no Gabinete do Prefeito Valdir Heck, contou com a participação do secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, da Adjunta Andréia Amorim dos Santos, do coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Edegar Moi, coorendora da Atenção Básica, Andreia Franco, e da coordenadora do Programa de Saúde Mental, Daiana Quadros, entre outros integrantes da equipe de Saúde e da representante do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Yolanda Hepp.

Já como resultado dos encaminhamentos solicitados na reunião de ontem no Gabinete, hoje, o coordenador da 17ª CRS encaminhou ofício circular, pelo qual comunica o agendamento de reunião para o dia 3 de setembro próximo, às 14h, no auditório do Hospital de Caridade, tendo como pauta principal a Planificação da Atenção Primária à Saúde, que contará com a presença da diretora do Departamento de Ações em Saúde, Ana Lúcia P. A. da Costa e representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O objetivo, segundo Gerson Prudêncio, é identificar os desafios na construção de uma Atenção Básica Primária e Resolutiva.

Além da reunião no auditório do HCI, mesma data, às 9h, a Ana Lúcia da Costa, participará de reunião no Gabinete do Prefeito, para falar igualmente das demandas e desafios da atenção à saúde do município de Ijuí. “Todos os segmentos da Saúde do município de Ijuí estão  juntando forças para melhorar ainda mais os serviços”, conclui o secretário.