Executivo testa nova parada de ônibus em frente à antiga rodoviária

O Poder Executivo, por meio da Coordenadoria de Trânsito/Smodutran confirma para amanhã, 1º de março, que das 9h às 18h30, as paradas de ônibus do Nacional e da MB do transporte coletivo urbano estarão inoperantes e as do intermunicipal das avenidas 21 de Abril/David José Martins, também. “Todos terão que se deslocar para antiga rodoviária onde estaremos testando a nova parada”, explica o coordenador do Núcleo Viário, Agente Rogério Costa.

Com o objetivo de informar empresas e usuários acerca da medida, a Coordenadoria de Trânsito encaminhou às empresas uma nota de esclarecimento:

Coordenadoria de Trânsito de Ijuí/SMODUTRAN  informa que no dia 01 de março de 2019, sexta-feira próxima, estará realizando teste para possível futura implantação de uma grande parada de ônibus que será utilizada pelas empresas de transporte coletivo urbano e intermunicipal e será localizada na Rua José Bonifácio, defronte a antiga Rodoviária.

Desta forma, para que se tenha uma realidade a mais perfeita possível, será necessário simular concretamente a mudança dos pontos de parada, com utilização efetiva dos veículos de transporte coletivo e seus usuários e, assim, alguns pontos de parada de ônibus urbanos e interurbanos não serão utilizados, pelo que se apresenta:

•  Parada de ônibus intermunicipal da Av. 21 de Abril, próximo esquina com Rua 13 de Maio, no sentido Leste-Oeste;

•  Parada de ônibus intermunicipal da Av. 21 de Abril, frente clínica PróAudi, no sentido Oeste-Leste

•  Parada de ônibus coletivo urbano (Medianeira) na Rua Ernesto Alves, lado oposto ao Nacional, frente à Secretaria de Obras (antigo prédio do DEMEI)

•  Parada de ônibus coletivo urbano (Medianeira) na Rua José Bonifácio, quase esquina com Rua 14 de Julho, frente lojas MB e Pompéia

Para que este teste tenha êxito, será necessário contar com a participação e colaboração de Vossa Senhoria, pelo que se apresenta o itinerário que deverá ser observado pelos ônibus de sua empresa:

•  No sentido Leste-Oeste, os Ônibus deverão seguir pela Av. Davi José Martins até o cruzamento com a Rua 13 de Maio, dobrando a direita e seguindo até a Rua 14 de julho. Adentrar à esquerda na Rua 14 de Julho e prosseguir uma quadra até chegar à Rua José Bonifácio, onde deve dobrar a esquerda e seguir até o local da antiga Rodoviária, onde terão dois abrigos para os passageiros instalados de forma provisória.

•  No sentido Oeste-Leste, os ônibus devem, logo que possível, ingressar na Rua Venâncio Aires, seguindo em direção leste até chegar à Rua José Bonifácio e virar à direita, chegando defronte ao local da antiga estação Rodoviária.

•  Alternativamente, no sentido Leste-Oeste, poderão os ônibus acessar o local da antiga rodoviária utilizando a Rua Paraná, a qual não terá restrição ao tráfego, mas, não se recomenda, eis que essa via será de mão única, no sentido Oeste-Leste, num futuro próximo e, portanto, não poderá servir como rota.

Ainda, cita-se que nos locais onde os pontos de parada ficarão inativos, servidores públicos e funcionários da Medianeira Transportes estarão orientando os usuários para que se desloquem para o “paradão” defronte a antiga Rodoviária.

O local destinado para o teste terá um comprimento entre 48 e 52 m e se solicita que as empresas de transporte coletivo usem os espaços corretamente, como se fosse permanente a parada, salientando que, num primeiro momento, os ônibus intermunicipais devem utilizar as proximidades do abrigo mais ao sul (segundo abrigo) e os ônibus do transporte coletivo urbano ficarão posicionados mais ao norte, utilizando o primeiro abrigo.

O trânsito será controlado e fiscalizado por agentes da Coordenadoria de trânsito, que serão posicionados pontualmente, com vistas a atender prontamente as mais variadas situações, sobretudo nos cruzamentos de maior circulação e conflito nas imediações do local de testes.

Frisa-se que o horário do teste será das 09 às 18h30min, para que se tenha noção de diversas situações que podem ocorrer durante todo o dia. Antes e depois do horário definido para o teste, os pontos de parada e os trajetos dos ônibus permanecem inalterados.

Local do teste: Rua José Bonifácio,  nº  frente antiga Estação Rodoviária

Data: 01/03/2019

Período do teste: das 9h às 18h30min

Empresas de transporte coletivo participantes: Medianeira Transportes; Stadler, Transbrisul; Real; Tracisa e Sulserra.