ExpoIjuí/Fenadi 2013 é aberta oficialmente

Reunindo cultura, agropecuária, gastronomia, ecologia, comércio, indústria e lazer, foi aberta, oficialmente, na manhã desse sábado, 12, a ExpoIjuí/Fenadi 2013. A feira que iniciou na quinta-feira, 10, acontecerá até o dia 20 de outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Autoridades, lideranças e comunidade prestigiaram o ato solene.

A edição deste ano, marca os 32 anos da Exposição-Feira Comercial e Industrial de Ijuí (ExpoIjuí) e os 27 anos da Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi). O presidente do evento, Nelson Casarin, destacou o orgulho que sente do patamar internacional alcançado, ao longo dos últimos anos. “A realização de diversas feiras dentro de uma só, enriquece a região, mostrando o potencial que Ijuí possuí”, afirma.

Na ocasião, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Walter Joel de Moura, fez referencia, em seu pronunciamento, à busca da união e fortificação do comércio junto à comunidade que a ExpoIjuí/Fenadi proporciona. Com um trabalho diferenciado, voltado à cultura, segundo Walter, “sem dúvida a feira é um atrativo para que empresários de outras regiões invistam em Ijuí”.

Representando a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Estadual Gerson Burmann esteve presente na solenidade de abertura. O filho da terra, como é chamado, salientou a alegria e satisfação que tem em ser da região, e saber que a feira se firmou como um dos grandes eventos do Estado. O presidente da 24ª Feira Agropecuária de Ijuí, que acontece juntamente com a ExpoIjuí/Fenadi, Valdir Zardin, ressaltou a seriedade do departamento para a região. “O setor agropecuário é o produtor mais importante do combustível, que é o alimento”.

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, representou o Executivo gaúcho. Destacando a classe trabalhadora, Pereira elogiou o perfil do povo ijuiense, que mostra o orgulho das culturas que o município representa. A senadora Ana Amélia Lemos também prestigiou a feira, juntamente com as demais autoridades.

Para declarar oficialmente aberto o evento, o prefeito Fioravante Ballin, falou das parcerias público e privadas, a exemplo da ExpoIjuí/Fenadi, que se dão em busca do melhor para a comunidade. De acordo com Ballin, “serão buscados mais investimentos para que Ijuí e região continuem trilhando no caminho do diálogo, crescimento e desenvolvimento humano”.

A Assinatura da requisição para o processo licitatório no Novo Palco das Etnias aconteceu durante a solenidade. Na ocasião, o prefeito assinou o documento que confirma o novo investimento para a próxima edição da ExpoIjuí Fenadi. Além do novo espaço, Ballin ressaltou que haverá mudanças em todo Parque de Exposições. O objetivo é oferecer à população, um espaço de integração, que possa ser desfrutado o ano todo.