Força-tarefa alerta comunidade sobre prevenção da dengue

Cerca de 120 agentes irão visitar as residências do município até o dia 15 de abril.

Força- tarefa alerta comunidade sobre prevenção da dengue

Sensibilizar a comunidade quanto aos cuidados que devem ser adotados para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Com este objetivo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente; Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito; Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) e Vigilância Ambiental iniciaram nesta sexta-feira, 20, uma mobilização de combate a dengue.

Agentes epidemiológicos e de saúde estão visitando as residências a fim de orientar a comunidade quais os cuidados que se deve tomar para que não haja criadouros do mosquito. Até o momento não foram registrados casos da doença no Município, mas conforme a secretária de Saúde, Alexandra Lentz, “é importante nos unirmos para realizar essa força-tarefa e tentar diminuir o índice de infestação que está 4.85”.

Força- tarefa alerta comunidade sobre prevenção da dengue

A ação segue até o dia 15 de abril. Até lá cerca de 120 agentes irão vistorias as residências. O coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzeta pede que a comunidade colabore e ajude nesse trabalho de prevenção.

Em 2010, foram diagnosticados, em Ijuí, mais de 3 mil casos de dengue tipo 2, além da doença assintomática. Embora as vítimas tenham desenvolvido imunidade à doença, existe a possibilidade de contágio pelos tipos 1, 3 ou 4, casos mais severos que evoluem para a dengue hemorrágica e que podem levar o paciente a óbito.