Formalização da Sakura foi comunicada oficialmente ao prefeito

A criação da Associação Regional de Cultura Japonesa representa a realização de um sonho acalentado há algum tempo pelos representantes da etnia

Formalização da Sakura foi comunicada oficialmente ao prefeito

A Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura em Ijuí já é realidade. A recente criação e formalização da entidade foram comunicadas oficialmente ao prefeito Valdir Heck no início da tarde desta quarta-feira,20. Participaram do encontro, no Gabinete, integrantes da etnia, liderados pelo fotógrafo Mateus Mitsuo Asada e pelo jornalista Ricardo Santiago, o presidente da União das Etnias de Ijuí (Ueti), Nelson Casarin, e o produtor Cultural Chico Roloff e Carmen Hayashi.

De acordo com o ofício entregue ao prefeito, a criação da entidade representa a consolidação de um sonho, há muito idealizado pelos ascendentes, e que, agora, por meio do apoio e a provocação feita pelo prefeito Valdir Heck, está sendo materializado. “Com o aval de toda a comunidade regional, descendente de japoneses ou não, nossa associação conta com a participação de oito famílias de integrantes, representadas em Ata de Fundação, e constituídas em nossa primeira diretoria, composta integralmente por membros nipodescendentes”, diz o documento.

Comunicam, ainda, por meio do ofício, a intenção de já em 2018, dar início a projetos culturais e educacionais, com vistas ao resgate e difusão da cultura japonesa, seus valores e tradições. Também é objetivo promover desde já a integração da Associação com as demais entidades constituídas do município de Ijuí, para representação da etnia e o fomento da história da imigração, da arte e da cultura em Ijuí.

O prefeito parabenizou a todos pela articulação e pela celeridade dada ao processo de criação da Associação desde a manifestação do grupo ainda durante a última ExpoIjuí-Fenadi, quando disseram do interesse em articular a criação da Associação representativa da etnia no município de Ijuí. “Temos o registro feito pela Ueti da existência de mais de 30 grupos étnicos em Ijuí e o surgimento oficial de cada novo associação cada vez mais nos fortalece e estimula a busca e incentivo à organização de tantos quantos quiserem se juntar a esse movimento que tanto nos orgulha e divulga Ijuí pelos vários cantos do planeta”, frisa o prefeito Valdir Heck.

Significado do termo Sakura- A cerejeira é a flor nacional do Japão. Por isso, naquele país, ela tem um significado muito importante. Ela carrega a simbologia das flores, dentre as quais se destacam a beleza, a renovação e a juventude. A flor de cerejeira, ou flor de sakura, como é conhecida no Japão, simboliza pureza e felicidade. Por isso, uma infusão dessas flores é servida nos casamentos japoneses. A floração da cerejeira antecede a colheita do arroz, de modo que os japoneses acreditam que a abundância das flores indica o sucesso da produção desse alimento. Importa referir que o arroz tem o sentido de dádiva divina para o povo japonês. Delicada e frágil, a flor de cerejeira é símbolo da vida curta dos samurais, uma vez que se dispõe a enfrentar a morte para vencer uma batalha. Por esse motivo, esse é o emblema dos samurais, bem como do bushido( código de conduta dessa classe de guerreiros japoneses). O local escolhido pelos guerreiros samurais para meditar era justamente debaixo de uma cerejeira. – Fonte Dicionário de Símbolos.