GTim define conjunto de ações para o Ciclo 2019-2020

Encontro foi realizado na tarde de hoje, 6, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, conforme Termo de Compromisso quando da adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE)

GTim define conjunto de ações par ao Ciclo 2019-2020

Em fevereiro deste ano, o Poder Executivo de Ijuí, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, formalizaram adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). E, foi com o objetivo de definir as ações a serem desenvolvidas no Ciclo 2019-2020 que o Grupo de Trabalho Intersetorial  Municipal (GTim) se reuniu na tarde de hoje, 6, na Secretaria Municipal de Saúde. “O objetivo é conjugarmos esforços, com vistas à promoção e a atenção à saúde e à prevenção de doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares, a partir da articulação das redes de saúde e de educação”, pontua a coordenadora, fisioterapeuta Sabrina Dallepiane.

No total são planejadas e desenvolvidas 12 ações com as respectivas metas, envolvendo os 6.226 escolares das 27 escolas, com a participação de 18 equipes de atenção básica. Entre as ações estão o combate ao mosquito aedes aegypti, promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção à cultura da paz, cidadania e direitos humanos, prevenção as violências e dos acidentes, identificação de educandos com possíveis sinais de agravos e de doenças em eliminação, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor, promoção da segurança alimentar e nutricional da alimentação saudável e prevenção de obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e identificação de educandos possíveis sinais de  alteração, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/Aids e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração. “Neste momento discutimos estratégias de combate ao mosquito da dengue, tendo em vista especialmente esse momento no qual enfrentamos o crescimento do número de casos confirmado”, comenta Sabrina.

Em função disso, entre os convidados para a reunião estava o coordenador da Vigilância Ambiental. Rinaldo Pezzetta fez uma explanação sobre o cenário, destacou as ações de combate desenvolvidas, assim como as medidas preventivas adotadas. Ele também aproveitou para ouvir o Grupo e buscar sugestões que permitam qualificar cada vez mais as políticas públicas de controle e prevenção. “Esta é a segunda ação a ser trabalhada, haja vista já termos desenvolvido Campanha com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal em nosso município, tendo em vista, exatamente a diminuição pela procura de doses das vacinas constantes do esquema”, pondera a coordenadora do GTim.