Ijuí abre campanha de vacinação contra a gripe em abril

A partir do dia 10 do próximo mês, as Salas de Vacina da Rede Pública Municipal de Ijuí já estarão aplicando as doses da vacina contra o vírus influenza em crianças e gestantes

Ijuí abre campanha de vacinação contra a gripe em abril

Tem início no dia 10 de abril de 2019, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Tipo A. A informação é da coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Salester Ruver. “De 10 a 12 do próximo mês estaremos vacinando  crianças e gestantes”, afirma.

De acordo com Salester, neste ano a Campanha prevê prazos fixos para esses grupos. “De 15 a 19 de abril próximo, no Brasil a vacina ainda estará disponível somente para crianças e gestantes”, reforça. Segundo a coordenadora do Grupo de Imunização, a partir do dia 22 de abril, a vacina estará disponível para os demais grupos: profissionais de saúde, professores,  idosos, doentes crônicos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Atualização - A Secretaria de Saúde aproveitará, segundo Salester, esse mesmo período para atualizar vacinas das crianças, bem como para fazer a aplicação da vacina conhecida como dTpa, que é a tríplice bacteriana acelular do adulto, e tem o objetivo específico, na gestação, de proteger contra o tétano neonatal e coqueluche no recém-nascido. “Essa vacina é para as gestantes que ainda não fizeram e estão com mais de 20 semanas de gestação”, explica a coordenadora.