Ijuí Capital das Etnias deverá marcar nova fase do município e do Movimento Étnico

Este foi o tema de reunião de iniciativa do prefeito Valdir Heck com dirigentes dos Centros Culturais, Ueti e ACI na manhã de hoje

O prefeito Valdir Heck, a primeira-dama Jussara Maria Bonamigo Heck e o vice-prefeito Valdir Zardin receberam na manhã de hoje os presidentes dos Centros Culturais de Ijuí, o presidente da União das Etnias (Ueti), Nelson Casarin, o produtor cultural Francisco Roloff, o presidente da Associação Comercial e Industrial Nilo Leal da Silva e presidente da Câmara, Alexandra Lentz para iniciar discussões acerca do novo posicionamento do município, das instituições e do próprio Movimento Étnico, a partir da conquista do título de Capital Nacional das Etnias. “A matéria tramita no Congresso Nacional com grandes chances de ter votação concluída até o final deste ano”, pontuou o prefeito.

A recente aprovação unânime do projeto do deputado federal Pompeo de Mattos na Comissão de Cultura, é vista como o primeiro e mais significativo passo no processo. “Esta é a Comissão que avalia o mérito da proposta, ou seja, Ijuí merece (receber o título) e isso não será mais discutido”, ponderou o produtor cultural da Ueti, Francisco Roloff. A partir disso a tramitação do projeto entra na fase política, na qual a articulação tanto na Câmara quanto no Senado será importante para vencer as demais fases do processo.

Em função do forte indicativo da conquista do título, segundo o prefeito é importante os diferentes segmentos se articularem para a fase que virá a seguir. “Capital Nacional das Etnias, o que significa isso para Ijuí?”, provocou Valdir Heck para em seguida completar: “para mim representa o início de um novo tempo. Precisamos pensar e uma cidade ambientada num clima étnico. A reunião de hoje tem o objetivo de iniciar as discussões em torno disso”, definiu Valdir Heck. O grupo assumiu o compromisso de, agora, incorporar esse desafio nas suas discussões internas, talvez até com a realização de uma reunião ampliada ou seminário, logo depois da Fenadi 2019. Representantes de alguns centros culturais adiantaram inclusive, que já estão pensando em novidades para este ano.

A reunião, envolvendo cerca de 30 pessoas, contou também com a participação dos secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, de Desenvolvimento Econômico, Antonio Frizzo Tambara, e do representante da Assessoria Jurídica, Telmo Alves.