Ijuí contra o coronavírus


Ijuí contra o coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde a fim de manter a população  informada em relação a atual situação do município frente ao coronavirus, presta alguns esclarecimentos à população e faz uma breve análise histórica do Covid-19 no município. 

Em primeiro momento, ao final de fevereiro de 2020 a secretaria da Saúde criou uma comissão para pensar as estratégias e protocolos frente à pandemia do coronavirus e, em especial, as estratégias que seriam utilizadas em Ijuí. Com isso foi criada a equipe Sentinela para que profissionais de saúde pudessem tirar dúvidas e acompanhar a evolução dos casos dentro do município. 

Da mesma forma, e em conformidade com os protocolos estaduais, o prefeito Valdir Heck  instituiu o isolamento social como medida de redução da disseminação do vírus no município e estratégias de atendimento, fluxos para os possíveis contaminados, bem como, a garantia da manutenção dos atendimentos de forma qualificada em todas as demais situações de saúde, com o mínimo de exposição dos pacientes e equipes ao risco de contaminação 

No mês de abril iniciaram os trabalhos do Centro de Triagem junto ao ginásio municipal Wilson Mânica, com o intuito de triar, atender, tratar e fazer os encaminhamentos necessários às síndromes gripais e/ou suspeitos de Covid-19, além de manter o atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde, UPA, SAMU, CAPS, SAE, Vigilâncias,  entre outros.

O município de Ijuí é referência macrorregional no atendimento de saúde em especial nos hospitais de Caridade e Unimed Noroeste/RS que atendem pacientes de vários municípios da região, do estado e até mesmo de fora do Rio grande do Sul. Diante disso, devemos sempre observar  e separar os casos confirmados do município,  uma vez que pacientes da região são atendidos nesses hospitais. 

Portanto deverão ser sempre utilizados os dados oficiais de casos do município que são divulgados diariamente no site da prefeitura. A exemplo disso podemos citar que, o primeiro caso de Covid-19 confirmado em um dos hospitais de Ijuí, não era caso de Ijuí e sim, de um cidade vizinha. Essa notifição entra na contagem dos números de casos do município de origem e não de Ijuí,  pois ele só veio ao hospital do nosso município para tratamento. Como ele outros pacientes foram, e estão sendo atendidos nos hospitais de Ijuí, porém como são oriundos da macrorregião atendida por esses estabelecimentos de saúde, não figuram como casos suspeitos ou confirmados de Ijuí e sim do  município onde residem. 



Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.