Ijuí discute com região do Alto Jacuí a instalação de Cidade Digital

O comitê do Ijuí Digital realizou reunião nesta sexta-feira, 20, com representantes de cidades de outras regiões que, assim como Ijuí, estão implantando o projeto Cidades Digitais. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a presença de representantes da Associação de Municípios do Alto Jacuí (Amaja).
Estiveram presentes o secretário executivo da Amaja, João Ernesto Schemer, o assessor de gabinete do município de Lagoa dos Três Cantos, Edio Schrader e representates das empresas que prestam soluções às cidades. Estiveram presentes também representates de Panambi, Condor, Pejuçara e Ijuí. Empresas e instituições, como Unijuí, também participaram do evento.
O secretário de Planejamento, Suímar Bressan, comenta que “está sendo discutida a instalação de um projeto de Cidade Digital, e vamos trabalhar para preferencialmente instalarmos um modelo regional, em toda Amuplam, assim como a Amaja está instalando na sua região”.
Bressan ainda comentou que foi feito convite ao presidente da Telebrás, que está sendo a responsável pelo projeto na região da Amaja, para conhecer Ijuí e o projeto Ijuí Digital: “Estamos aguardando a resposta”, afirmou.
O assessor de Lagoa dos Três Cantos, Edio Schrader, comentou: “É uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento econômico e social. É uma infraestrutura capaz de atender serviços sociais básicos como saúde, educação, segurança e trabalho.” Schrader ainda comentou que a Amuplam poderá organizar-se adequadamente, para viabilizar projetos e modelos tecnológicos para atender as demandas dos serviços públicos.